Excel Planilha de Gerenciamento de Projetos com Banco de Dados Access 5.1

Excel Planilha de Gerenciamento de Projetos com Banco de Dados Access 5.1 Olá bem-vindo mais esse vídeo do Guido Excel Sou professor e consultor Marcos Ripper e nesse vídeo vou mostrar para vocês uma solução para gerenciamento de projetos então nele você vai poder gerenciar projetos atividades apontamentos acompanhamento das suas atividades tudo isso com um relatórios que vão te ajudar então a verificar exibir exatamente a situação que está os projetos e as suas atividades as que estão em atrasos que precisam ser trabalhadas E você tem um super também dashboard que vai te ajudar a ter essa.

Excel Planilha de Gerenciamento de Projetos com Banco de Dados Access 5.1

Visão completa de uma forma muito fácil e muito simples simplesmente filtrando ali tudo isso com banco de dados pode utilizar multiusuário colocando esse banco de dados em rede como eu vou colocar para você vou mostrar para você e pode então apontar todos as pessoas que estão na sua rede local apontando para esse banco ali basta instalar local a planilha e apontar para esse banco e todos vão estar trabalhando com as mesmas informações Além disso essa planilha trabalha com permissionamento ou seja cada usuário vai ter a sua permissão então tem coisas que ele não vai poder ver você pode ir lá e definir.

Isso definir que ele não vai por exemplo poder cadastrar um projeto vai poder fazer apenas apontamentos então você pode fazer isso tudo dentro desse sistema Como eu vou mostrar para você bem passo a passo como funciona desde a sua instalação vamos lá então eu vou mostrar para você desinstalação até o uso completo da planilha de gerenciamento de projetos então ao adquirir ela você vai receber esse arquivo para instalar bem fácil você vai clicar duas vezes sobre ele que o arquivo compactado vai guardar ele.

Abrir assim vai copiar essa pasta inteira Ctrl c e vai colocar ela em C2 pontos só Cola ela aqui e pronto tá então você clica duas vezes aqui e OK ela não vai rodar na nuvem tá ela vai funcionar no computador local ou em rede também tá então banco de dados pode ficar em rede então aqui você tem as planilhas Então você tem a planilha de gerenciamento de atividades que é a principal você tem um dashboard dela é separado o banco de dados que vai ficar aqui então ele é em access então toda informação fica guardado aqui e você tem.

Uma pastinha de backup onde você vai fazer o backup automaticamente clicando no botão ele joga para cá então uma versão a versão atual dele ali sempre tá com banco de dados e tudo mais então você vai clicar duas vezes aqui em casa ele aparece uma mensagemzinha vermelha quando abrir você pode fazer o seguinte ó só clicar com o botão direito aqui sobre a planilha propriedades e aqui vai aparecer alguma coisa como habilitar militar conteúdo Então você vai desproteger ela aqui sua marca ele aqui e pronto já vai resolver Tá bom então.

Vou clicar duas vezes sobre ele ela vai solicitar aqui o login não leia-me com o login para você o login inicial do master vai colocar então sempre tem usuário e senha para você colocar pode cadastrar quando você tiver tá E que você tem a sua estrutura como você pode notar ela funciona como um sistema Então você tem esses botões aqui em cima tudo isso ele tá ligado também com banco de dados tem os relatórios tudo por aqui acessando por esses botões nota que também ele tira daquela parte do Excel aqui.

Justamente para que você não tenha problemas não altere alguma coisa que não deveria então ele é protegido com essa questão assim como código fonte aqui você tem o ajuda nesse botão aqui ou nesse botão de ajuda aqui é que você tem um manual completo link do produto na loja da tua conta da loja se você não tiver o access é só instalar ele gratuitamente aqui tá E que tem os nossos contatos caso precise é só entrar em contato aqui aqui também na loja tem nosso WhatsApp nosso e-mail tem nosso chat Então pode entrar por ali e nos chamar a hora que precisar vou clicar no.

Menu ele vai voltar para cá então para mudar sua logo é bem fácil basta você vir aqui e colocar sua logo aqui dentro então você pode vir lá em qualquer planilha aqui inserir seleciona uma imagem a partir do seu computador ou qualquer coisa né se você quiser aqui no caso eu vou pegar um ícone qualquer coisa que eu tenho aqui e colocar ali no lugar daquele daquela logo tá só para você ver como ele vai aparecer então Ctrl x ou contra o C tanto faz vou colar ela aqui vou.

Tirar a minha logo daqui vou apagar aqui sua logo e pronto então ela fica aqui dentro ó dentro aqui do retângulo e o que tiver aqui é o que vai aparecer nos relatórios então quando eu clico em relatório você vai notar que é logo que está ali é alugo que vai estar aparecendo em todos os relatórios ou tá lá para o menu vou tirar esse daqui paguei Então você clicando aqui ele volta então como estava aqui o guia do Excel muito bem então ali a nossa informação tá então agora nossas relatórios vão todos aparecer assim com a logo do Guido Excel porque é o que está ali naquele momento certo então.

Estamos aqui em participantes você vai ter todos os participantes as pessoas que você vai ter nos seus projetos participantes você vai cadastrar eles por aqui então primeira coisa que a gente vai fazer é cadastrar os participantes eu vou botar um aqui por exemplo Ana e aqui você vai escolher a cor do cartão dele cor do cartão que vai aparecer ali no nosso Gate a nosso desculpa no nosso quadro tá então no quadro ele vai mostrar ali nosso quadro kanban vai mostrar aquela aquela Ana por exemplo ali com a cor que eu selecionar.

Aqui então o Master vai parecer com verde Ana vou botar como vermelho por exemplo e daí você vai clicar aqui já nota que ele mudou a ação para inserir o que estiver nessa coluna aqui é o que ele vai fazer então quer dizer que ele vai guardar essa informação dentro do banco de dados três dois um então ele vai guardar essa informação dentro do banco de dados está inserir ele vai inserir esse código você não preenche porque ele é automático pelo banco tá ele funciona como um CPF então ele vai sempre colocando o próximo clique em salvar ele vem em série.

Automaticamente nota que ele já mudou para dois porque ele vai pegar a sequência certo para alterar o nome é bem fácil Ana Cláudia Ana Cláudia nota que Como já tem o código aqui ele mudou para alterar aqui no canto tá então como mudou para alterar é só clicar em salvar e pronto ele mudou ali Ana Cláudia tanto é que ele busca do banco se eu apagar informação daqui ó e clicar em listar ele está vai buscar informação do banco novamente em qualquer cadastro todos eles funcionam a mesma forma tá só vim.

Veja Também:

    Ali pronto esse aqui por exemplo que tá passando aqui da coluna né Você pode alterar também pode clicar aqui em

    Exibir ocultar em qualquer em qualquer cadastro qualquer relatório e ajustar o tamanho da coluna depois é só clicar aqui e ele volta ao padrão que estava então nós temos ali a Ana vou botar como tava Ana mesmo depois vou botar o Joaquim o Luiz e a Maria tá então é só fazer assim aqui eu vou botar por exemplo cinza aqui Amarelo.

    E roxo ele pode alterar em lote tanto aqui ó esse vai ser alterado esse vai ser inserido esse vai ser inserido esse vai ser inserido clica em salvar pronto então todas as informações do banco então você pode também copiar e colar informações como valores e colocar aqui também direto então se você tiver de outro lugar também pode teste que eu vou botar um aqui só para você mostrar como apaga então para apagar é só vir aqui botão selecionar excluir e pronto ele vai excluir aquele item ali então tá.

    Então tá excluído ali então tem aqui inserir automático alterar automático e excluir daí sim você precisa definir que você vai excluir caso você copia e cole vários se você copiar e colar vários como valores só botão direito e valores aí nota que a coluna que ficou aqui ó só vai ficar inserir no primeiro daí você vem copia eles botão direito colar valores e pronto daí todos esses vão ser inseridos aqui tá bom vou clicar em listar para limpar ou senão ela vem aqui.

    Apago para ele não fazer nada com aqueles itens tá bom continuando então estamos aqui participantes temos aqui projetos dá em projetos a gente vai ter todos os projetos que a gente vai cadastrar mas antes disso deixa eu tô em participantes deixa eu falar sobre as permissões então aqui em permissões você vai dar permissão para essas pessoas tá então de acordo com cada permissão você vai poder selecionar Qual é a permissão que você quer dar para ele qual é o nível de usuário que você quer dar para ele né Por exemplo já.

    Vai aparecer aqui ó Ana por exemplo Daí você pode dizer para ele Ó qual é a senha eu vou botar aqui uma senha 2 3 4 5 6 aqui a cadastro de participantes Daí se ele vai poder cadastrar ou não sim ou não no caso tá ele vai poder cadastrar projetos não vamos dizer que ele não vai poder cadastrar projetos ele vai poder cadastrar atividades e não vamos dizer que não também ele vai poder fazer apontamento Sim eu quero que ela faça apontamentos ele vai poder acessar o quadro Vamos dizer que sim por exemplo.

    Relatório de apontamento sim resumo do participante sim resumo de atividade participante sim e permissões não então aqui eu tô dizendo para ele o que ele vai acessar o que ele não vai acessar eu já botei a senha também clica em salvar ele vai inserir então este usuário então quando tem aquela tela de login então a Ana já vai estar ali tá vou botar mais uns aqui ó Joaquim Luiz e a Maria então ele já pode vir aqui ou digitar tá mas ele vai pegar.

    Sempre da lista se tiver fora da lista ele vai dizer que tá com problema copiei aqui vou selecionar todos que eu quero aqui botão direito valores vê se estão todos Como inserir aqui no canto então então ok vou botar uma senha para eles com seis um dois três quatro cinco seis tá coloca a senha que for clique em salvar e tá ali então todos eles cadastrados agora quando eu fechar ele aqui fechar ele tá salva.

    Apesar de que o banco ali fica salvo no momento que você clica lá tá e salva aqui você tá salvando alteração que foi feita na estrutura por exemplo eu tô naquela tela então a visualização que eu tenho naquela tela naquele momento é o que vai aparecer para você tá mas sempre vai buscar do banco então aparece novamente agora e agora nós temos a nossa lista aqui com as pessoas então colocar ano aqui Ana por exemplo botar a senha dela vai aparecer os mesmos botões não tem.

    Problema mas ele não vai permitir que você faça algumas coisas por exemplo participantes ele vai dizer ó não tem acesso a esse botão permissões não tem acesso esse botão atividades não tem acesso então ele vai poder fazer apenas aquilo que é determinado como por exemplo que ele cai um planejamento em apontamento fazer os seus próprios apontamentos tá então inclusive vai aparecer só ela para ela poder fazer os seus próprios apontamentos não fazer apontamento no local incorreto inclusive vou voltar agora entrar como Master o Master Ele tem acesso completo a ferramenta você pode mudar a senha né de.

    Qualquer uma qualquer momento lá Sem problema nenhum pode inclusive compartilhar né E essa que é o objetivo

    Na verdade da planilha um dos principais objetivos Você tem ela compartilhada eu vou mostrar para você como Compartilha o banco também tá E daí você pode trabalhar com vários ao mesmo tempo cada pessoa fazendo seus apontamentos fazendo seus trabalhos tudo ao mesmo tempo com as mesmas com o mesmo banco de dados tem o que eu vou entrar de novo master dois três quatro cinco seis sem padrão ali muito bem.

    Então entrou aqui e agora de novo tá com o mesmo permissão de antes de abrir tudo que tinha antes Ok tanto aqui como funciona aqui você tem ainda o local do banco de dados você pode clicar aqui local do banco de dados e por exemplo você pode pegar aquela pasta BD que essa daqui pegar esse arquivo e colocar no local na rede esse aqui ó de 700 esse aqui é a temporada que ele queria quando você tá com ele aberto Então esse aqui você vai guardar em um local na rede por exemplo e pode clicar aqui em alterar local selecionar então aquele arquivo.

    Que você tem lá da BD Então você vai por exemplo tá na rede né então você vai vir vai selecionar ele aqui ó quer dizer que esteja lá no local na rede local cliquei aqui então ele pegou aquele local que salvar e daí você pode instalar em todos os computadores e fazer isso é só vir aqui alterar local e mandar aquele óleo para o mesmo banco de dados e assim todas as informações vão ficar guardadas ali ok então continuando agora nós vamos aqui em projetos em projetos a gente vai adicionar então alguns projetos de teste.

    Para que a gente possa então ver como é que funciona as outras atividades Então vou botar aqui por exemplo projeto um o que você vai colocar todos os seus projetos né data de início por exemplo aqui um do 9 19/9 por exemplo fim previsto 23 ou 31/09 não tem ainda né a 30/09 30/09 data da conclusão não tem ainda e vamos dizer que tá pendente ou tá em andamento Então você vai vir aqui vamos marcar a situação que for pendente em.

    Andamento concluído ou suspenso Então vou botar aqui e o responsável quem é a pessoa que vai ficar responsável Esse é um campo novo que foi solicitado a gente adicionou ele então vamos dizer que seja Ana então clique em salvar e ali a gente tem informação então do projeto data de início imprevisto da conclusão situação e a Ana agora para inserir novos é a mesma coisa dois projeto três 4 projetos 5 nota que ele já vai mudando para inserir ele no cantinho né E aqui.

    Dele você vai colocando os outros 19/09 por exemplo até 19 do 10 aqui eu vou colocar 15/09 até 28/09 e daí você vai colocando aqui as informações conforme conforme você tem aí nos seus projetos pode ser antigos não tem importância nenhuma tá então você pode vir aqui e preenchê-los tá bom até cinco do nove que já passou essa data vou botar um outra data aqui até um.

    Do 10 tá daí você coloca a situação aqui pendente em andamento seleciona cada um deles aqui tá Vou colocar aqui pendente em andamento para a gente poder enxergar eles lá depois tá bom então Ana ali Esse vai ser o Joaquim esse vai ser a luz esse vai ser Maria Isso vai ser vou clicar em salvar tô todas as informações foram inseridas no banco ali como você pode notar tá depois você pode também preencher a data de conclusão para saber que aquele projeto foi então concluído foi feito.

    Em atividades a gente vai ter então todas as atividades que compõem o projeto Então você vai marcar elas aqui para você adicionar uma atividade basta você vir aqui digitar diretamente tá então você vem aqui na primeira linha com aquela atividade por exemplo um vai selecionar o projeto a partir da lista que já existe vai colocar a data Inicial daquela atividade né você coloca lá a data que for data final prevista Então você vai colocar ali a final prevista tempo previsto vamos dizer que sejam 4.

    Horas aí você vai digitar 0400 vai dizer quem é o responsável tem responsabilidade responsável do projeto tá então dizer que a Ana é o responsável do projeto mas é o Joaquim que vai fazer essa atividade 2 seja do projeto um também vamos dizer assim seja aqui no dia 20/09 até 21/09 8 horas de trabalho vai ser previsto e quem vai fazer a Ana então você pode inserir eles aqui e colocar Quem é o responsável para saber exatamente clique em salvar então você tem aqui as atividades e o tempo previsto para ele.

    Ser muito importante precisa preencher todas as informações aqui para que ele fique correto atividade três atividade quatro atividade Sim coloca dentro da descrição que for tá projeto como se para notar é bem prático de você preencher Como disse pode qualquer colar de outros locais também não tem problema nenhum tá 22 do 9 que vou botar 25/09 e 27/09 só para 30/09 26/09 25/09 tá daí você vem aqui.

    Preencha as informações 16 00 20 00120 é muito 200 e Aqui as pessoas que vão trabalhar naqueles naquelas atividades vamos dizer que a Ana e o Joaquim que estão trabalhando nessas atividades aqui tá Joaquim Tá certo eu vou clicar agora em salvar ele vai salvar as nossas informações ali e agora a gente já tem as atividades para cada projeto se eu quiser colocar várias atividades de repente são atividades são recorrentes sempre vou ter as mesmas atividades por.

    Exemplo uma construção então sempre tem as mesmas atividades então você pode fazer o seguinte pode simplesmente copiar que eu vou copiar e colar direto tá o botão direito colar valores tá só Cola como valores só lembra disso e aqui você pode por exemplo mudar o projeto agora é o projeto da Casa 2 o projeto do projeto sei lá seja o que for o projeto seja reconhecido então você pode copiar e colar as atividades de novo tá vou copiar ela aqui ó inserir todos tentar Como inserir no caso que não tem código e pronto então ele vai colocar as mesmas.

    Atividades para o projeto Dois e daí você muda aqui o que for necessário clique em salvar e agora a gente até as informações das novas atividades aqui cadastrados como você pode notar bem fácil cadastrar em lote aqui aqui em apontamentos você vai ter Então os apontamentos do projeto uma parte muito importante que é onde a gente vai poder então fazer o controle do da situação como é que tá o nosso projeto se ele tá em atraso se ele tá pendente Se as pessoas estão trabalhando naquilo em que pack está então para isso você vai vir aqui ou clica aqui e seleciona.

    Tá se o teu excel já foram mais atualizado você pode vir aqui digitar diretamente e ele já vai pegar para você tá ou senão botão direito aqui e daí você vai colocar Qual é o número do projeto e daí já vai aparecer aqui todas as atividades daquele projeto tá então já vem aqui todas as atividades é seleciona aqui ou digita direto de ponto sim então ponto 5 direto tá ali selecionei Pronto ele já vem aqui tá bem fácil é só vir aqui como eu disse botão.

    Direito já aparece para gente ó aonde ele estava inclusive no última vez 1.2 por exemplo e daí você vai colocando eles aqui ó só vai adicionando de novo mais um 1.3 por exemplo e pronto tá então ele vai aparecer aqui projeto um atividade né vai aparecer ali então pra gente tá bom então o projeto é a atividade que são daquele que tem ali agora data daí eu vou colocar quando que foi feito esse apontamento por exemplo.

    1999 hora Inicial vamos dizer que foi as 8 horas Trabalhou até às 12 horas tá e já calcula o total de horas ali vai botar quem o responsável quem é a pessoa que está trabalhando porque não necessariamente a pessoa que a dona da atividade vai ser a pessoa que vai estar trabalhando na atividade certo tem um responsável Mas aqui é a pessoa responsável pelo apontamento que pode Claro ser diferente da pessoa do projeto da atividade aqui então situação você.

    Dizer que ele tá fazendo já tá fazendo Tá então vou clicar ali depois agora eu vou botar essa outra atividade aqui vamos dizer que seja a mesma atividade 19/09 ela trabalhou também seja a mesma atividade a mesma pessoa tá vamos dizer que ela trabalhou à tarde daí você vai colocar o horário que ela trabalhou à tarde tá então aqui você pode notar então se ele um intervalo de almoço e cuida ali com horário certinho o horário que ele parou né quatro horas e daí Ana de novo.

    Tá fazendo uma outra atividade aqui por exemplo atividade 2 Tá e agora o outro aqui 229 atividade vamos dizer que ele trabalhou das oito as 12 trabalhou então às 4 horas ali e vamos dizer que foi outra pessoa que foi o Joaquim certo a criatividade vão dizer que foi feito foi concluído vamos clicar em salvar então tem que colocar ali preencher todos os participantes.

    Joaquim tanto aqui tudo pronto então ele pegou inseriu todos os itens ali e agora a gente já tem as informações caso você queira colocar alguma observação também falei com o usuário do sistema por exemplo você pode vir aqui já apareceu alterar clique salvar e pronto alteração tá gravada no banco toda informação tá no Banco por exemplo você vai pagar e clicar ele busca informação que você tem lá do seu banco de dados certo Além disso você tem aqui o apontamento ele acompanhamento de.

    Atividade é mais utilizado pelo gerente do projeto que daí você vai dizer qual atividade por exemplo mesmo a situação você vem aqui vai dizer qual é qual é a atividade que tá fazendo vai botar o número do projeto da atividade ou digita ali ou selecionar na lista Quem é o responsável dizer que seja a Ana a data que você falou com a pessoa então falei com a Ana sobre como estava o projeto e ela informou que está.

    Resolvendo resolvendo dúvidas com o cliente certo então o que você tem já a situação que você tem com relação ao acompanhamento aqui em cima você também tem filtros deixa eu clicar em salvar aqui em cima você tem filtros também com relação a data veja Não apareceu nada aqui né porque a data que nós temos aqui é um do 20 é 31/12/2021 se eu colocar uma nova data eu posso colocar ali para chamar essa informação de outro período aqui você pode também filtrar por participante ou.

    Ainda por atividade só selecionar aqui você pode ver todos os acompanhamentos daquela atividade daquele participante ou daquele período vou colocar um período maior ali ó 312/2023 clica em listar e você vai ver que a informação já aparece a mesma coisa você tem aqui para outros itens como atividades você vai colocar aqui o período que você quer que a análise que seja analisado executado exibido aqui em cima a mesma coisa então você vai preencher o período que tá sendo exibido aqueles apontamentos e a mesma coisa acompanhamento de atividades tem um.

    Período ali em cima e os outros filtros que você quiser fazer muito bem Além disso você tem aqui além dos apontamentos você tem também aqui os relatórios o quadro kanban tá que ele vai mostrar então como estão as atividades clicando em quadro você já vai aparecer então o que que tá acontecendo fazendo então A Ana está com esses dois itens Como pode notar a Ana é o vermelho né então já aparece aqui o que que ela fez as atividades que ela tá fazendo ó o último apontamento né e o que que ela trabalhou lá naquele momento ali ó a última apontamento a data né.

    Exatamente foi mostrar a última apontamento de cada atividade o projeto criatividade projeto atividade então trabalhando nesses dois aqui o Joaquim tem feito já até terminado essa atividade assim as atividades vão pulando então para cada item do fazer por fazendo propendente caso tenha algum problema que precisa ser analisado ou ainda vai para o efeito e aqui você pode também filtrar e olhar por exemplo eu quero ver sua Ana quero ver só o Joaquim eu quero ver tudo deve ser apaga aqui e daí eles exibir todas as informações e todos os participantes tinha entendo mas itens ele vai colocar os cards aqui.

    Abaixo de cada um deles certo muito bem então a gente já viu aqui o quadro de acompanhamento quadro cambante dá uma visão muito rápida de como está o que cada um está fazendo naquele momento Agora você tem também o resumo por participante que o relatório você vai colocar aqui marquei todos por exemplo para mostrar tudo vai aparecer aqui ó Ana trabalhou no em setembro 12 horas Joaquim trabalhou em setembro 4 horas então tem todo o relatório aqui você pode filtrar também por outra pessoa e pegar vários períodos.

    Tá em analisar como é que está o desempenho deles estão trabalhando fazendo todos os apontamentos necessários certo então nós temos aqui resumo tem a situação das atividades quando você clica aqui em listar ele vai buscar informação que você tem do banco Opa um abraço período de colocar um período maior aqui e agora ele vai aparecer como está então projeto atividade a data Inicial prevista a data final prevista o tempo previsto 8 horas total de horas apontadas feito então esse aqui tá concluído Tá ok projeto uma atividade 5.

    Data Inicial previdência 27 30/09 20 horas previsto 8 horas apontadas 40% do que estava previsto de horas já foi gasto está fazendo então tem que olhar quando ele estourar essas horas aqui ele vai aparecer em vermelho tá então quando estourar ele começa a aparecer em vermelho aqui certo então a situação pode filtrar por participante para o projeto tá então você pode filtrar eles por aqui só desmarcar todos e selecionar ali certo então se eu quiser ver tanto projeto 1 a.

    Gente marcar todos ali clica em listar vai mostrar só do projeto um certo só tem projeto um Então nesse caso né mas se eu quisesse filtrar aqui por exemplo da Ana clique em listar vai mostrar somente as atividades apontamentos da Ana também que foram feitos nota que mudou 50% aqui porque tinha uma outra atividade que Joaquim fez e daí é por isso que não tá aparecendo total aí quando eu marco todos daí você vai ver assim que foi 100% feito porque tem uma atividade feita ali pelo Joaquim também mostrar pelas horas apontamentos por atividade.

    Então estamos aqui ó situação por atividades e agora nós temos resumo de atividade por participante Marcar todos aqui clique em listar E você tem que quando da Ana por exemplo do apontamentos um mês e que você tem total de horas trabalhada em cada atividade daquele projeto então outro relatório que você tem aqui pode filtrar também que os participantes ou período Aqui nós temos relatório de acompanhamentos Então os acompanhamentos pode colocar por participante por atividade pode marcar eles ali ou deixar em branco para ele filtrar todos clique.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=KlIXkHXJd30

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem