Gestão em Administração Eclesiástica - Aula 04 - Curso de Teologia

Gestão em Administração Eclesiástica - Aula 04 - Curso de Teologia Oi prima que nós estamos estudando sobre gestão eclesiástica essa quarta disciplina agora ela vai nos ajudar a ter um entendimento aqui eu vou dar um entendimento geral mas que vai ajudar a você que é líder para você que é pastor a você que é líder de grupo a melhorar a sua liturgia Tá bom falo liturgias nestas cerimónias como por exemplo a primeira cerimônia.

Que eu quero falar que a cerimônia do batismo tá aqui do grego significa batismos bate baptismos tá que significa mergulhar que significa emergir que significa emergir nas águas tal que da qual é o novo crente passa após ter recebido de Jesus como seu Unico e suficiente Salvador tão o batismo simboliza a morte e o o tratamento de Cristo Tá bom então isso é.

Muito importante o crente que está em comunhão com ele automaticamente ele foi sepultado e na morte pelo batismo que como foi Cristo ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai assim também podemos viver em novidade de vida porque é por ele porque como nós fomos salvos por eles redimido por eles fomos justificados por eles e também semelhante pela sua morte certamente o seremos também é ressuscitado isso.

Romanos Capítulo 6 Versículo 4 e 5 fala sobre isso agora então essa essa essa Doutrina do essa Doutrina do batismo ela é muito importante acessar ordenança essa cerimônia do batismo é importante para todos os lados e e sem esses dois 12 dízimo nos diz assim tendo sido pois sepultados juntamente com ele no batismo no qual igualmente.

Fostes ressuscitados mediante a fé e o poder de Deus que ressuscitou dentre os mortos então é esta cerimônia é muito importante para todo aquele novo convertido toda aquela chuva toda nova pessoa que aceita Jesus passar por esse momento e quem são essas pessoas desta cerimônia são candidatos ao batismo são candidatos São pessoas que novos convertidos que se.

Arrependeram de seus pecados raps se arrependeram das suas práticas pecaminosas e o pastor o orientador o líder da igreja deve orientá-los antes do batismo nas águas né então eles têm que ser receber e é com uma profundidade maior sobre o significado dessa cerimônia sobre o significado da importância do batismo então para você que líder para você que é meu aluno para você que estuda comigo.

Gestão em Administração Eclesiástica - Aula 04 - Curso de Teologia

É E você tem pessoas para ser batizado tem candidatos para ser batizado é muito importante você ter as orientações desses nós orientações para esses novos candidatos né Tá então e isso é importante aí você pode me perguntar sim mas pode uma forma qual seria a forma de orientá-los ou qual seria a forma bíblica de ensinar esses novos cristãos que se converteram esses novos irmãos.

Bom o batismo você precisa ter consciência que o batismo ele é uma ordem Nossa tá bom então o Pati você tem que todo seu todo seu ensinamento toda sua cultura a Bíblia principalmente ela tem que ser realizada ensinada é que o batismo É bíblico ele deve ser realizado no culto solene tá bom da igreja é nessas pessoas que não são convertidas e o pastor deve explicar o orientador ou quem é a pessoa.

Que dependendo da igreja tem uma pessoa que faz a a orientação do batismo né então ela tem que explicar um plano da salvação Tá bom então Jesus no plano da salvação Jesus do presente passado futuro significa salvação porque Cristo morreu na cruz do Calvário Quais são os propósitos da salvação no porque você tá se batizando Qual o propósito nessa cerimônia ela é muito importante mas ela tem que ser orientada a pessoa tem que receber uma orientação do batismo.

Inclusive e com aqui apenas é uma aula e eu estou aqui falando é só alguns pontos né só algum algumas ordenanças da Eclésia depois eu vou fazer uma aula use Iva só sobre batismo Tá bom então provavelmente entra nessa mesma disciplina aqui eu vou eu vou fazer uma aula só sobre batismo tá bom aí Eu não tenho mais aqui os assuntos Tá bom então qual a onde seria o local qual seria o.

Local tá bom as pessoas hoje tem muita dúvida é qual seria a definição do melhor local seria em baixo aonde né qual seria a definição Clara do local né qual seria a melhor o melhor local para ser imersão por inspeção qual deve ser minha água deve-se imergir não imergir Hoje existe ainda uma dúvida muito grande nas pessoas se dão e a Bíblia ela não dá uma definição Clara do batismo tá bom o samba todavia ele deve ser por imersão.

Isso deve ser isso deve haver água suficiente para emergir o candidato tá bom podendo realizar assim no batistério ou em algum local e por sua água para a imersão em um lago represa então não importa o local Tá bom então o que importa é que o candidato seja emergido Sul é totalmente Tá bom então o que eu recomendo é que é uma recomendação litúrgica é que o ministro o pastor dirige à Deus numa oração a.

Veja Também:

    Favor dos candidatos depois cada um deles de testemunho da sua fé né O que o senhor fez é através do seu da sua - Teologia

    Convenção do seu sangue né então eu ainda fico fácil Fiz parte da época que eu fazia minha profissão de fé antes de ser batizado eu ia lá fazer minha profissão de fé e antes do antes de ser batizado e depois o candidato antes de ser batizado ele falar e depois ele depois de batismo também ele um culto de.

    Domingo a pessoa que se batizou ou as pessoas que se batizaram é fazer é algumas teclados declarações no culto você é muito importante para você que aluno isso vai ajudar muito no seu ministério a melhor fórmula é a mais e mais prática é por exemplo para você que vai batizar um tempo em nunca tive a experiência de batizar uma pessoa é o irmão ou irmã o nome do candidato Mas você fala o nome né o nome do candidato.

    Crente no Senhor Jesus Cristo que aceita Jesus como seus como seu Salvador pessoal que promete seguir ele seus ensinos os ensinos de Jesus é né aí o batismo e o batismo em nome de quem o nome do pai do filho e do Espírito Santo Tão todo passo do outro todo o ministro deve deve colocar as mãos né Deve unir as mãos do candidato sobre o peito e.

    Sustentar o pescoço dele e isso aí é bom fazer na prática né isso do Messenger de uma forma batizado em nome do pai e do Espírito Santo e levantando o candidato na com muito cuidado né se você principalmente se tiver algumas pessoas que você não consiga controlar sempre tem uma pessoa de apoio duas pessoas para segurar a pessoa é muito importante tá bom é após você.

    Batizar essas pessoas agradecer a Deus é na no final da cerimônia terminou todo o batismo fazer uma o crescimento meu ponto de vista a cerimônia do batismo ela tem que ser uma cerimônia muito espiritual sabe eu agora mesmo vamos ter cerimônia de batismo é eu acho que ser humano bater muito lindo os novos cristãos é sendo batizado é muito lindo gente então ela não ela não pode perder essa essência da espiritualidade do Novo Nascimento saber a liturgia tem que ser muito muito.

    Bacana Então essa é uma das ordenanças é a cerimônia a liturgia da do batismo da Eclésia vai na igreja a outra cerimônia faz parte também da Eclésia que poucas pessoas conhecem aqui dentro dessa dessa parte administrativa eclesiástica para você participar da ceia você precisa ser batizado então agora o candidato depois.

    Que ele ele é batizado então ele lá para segunda etapa da vida dele que é tapa dele participar da cerimônia da santa-ceia Santa Ceia é o sacramento que simboliza o corpo quebrantado do Senhor Jesus Cristo sangue derramado no Calvário tá então ele passa agora a participar dos benefícios advindos da sua morte expiatória compacto que foi feito é ratificado com seu próprio sangue na cruz do Calvário então próprio Jesus elenco.

    Definiu que a Santa Ceia ele é um memorial então o novo novo Cristão batizado o novo Cristão participou do batismo agora ele vai participar de um outro Memorial o próprio Jesus é definiu que a senha que é o memorial né então quando participavam quando nós participamos ou quando novo Cristão participa O que é que nós fazemos nós nos lembramos do sacrifício e da morte de Cristo a cifra ali daquele momento.

    Que essa segunda hortelã ânsia que essas então automaticamente louco isso não ele passa a lembrar do sacrifício de Cristo na cruz por nós tá bom então esse esse é um ponto importante que tem uma ordenança é a segunda ordenança e é que a duas ordenanças dentro da eclesiologia que são partes internas em poucas pessoas quando vem para igreja não sabe o tamanho que incide de de braços que precisa existir tá bom para.

    Poder essas coisas todos os grupos no Canadá Ah tá bom Tem havido através dos séculos três

    Posições entre os evangélicos no que atinge a participação da ceia tá bom a partir do certo a ser livre algumas denominações a divulgam como que a cera deve ser dada a membros e qualquer se igreja até seita Alpino que também que ela pode ser nada fora da igreja em casos particulares aos enfermos nos.

    Leitos reuniões sociais reserva e a outra linha B estrita era só pode ser dado aos membros da denominação que está é realizando a ceia aí que professam a mesma fé e que tem a mesma ordem ou seja membros não pode participar da ceia é de uma congregação que está ligada àquela da nossa desde que estiver vez que estiver em plena comunhão com ele com ela apontam aparecer ela restringe só os participantes todos a outra linha É.

    Restringe aos pais aos que participam da ceia somente os membros da igreja local Ah tá então ele tem outro já que surgiu também que dá se eu ia para a ser ministrada para todas as pessoas desde criança a velho odeia rapaz tem outras até que já hoje mais moderno que denuncia para qualquer pessoa Independência mas nós por filho é e esse momento especial.

    Ele tem que se tornar muito especial porque no nosso caso as pessoas tem que fazer tem que ser fazer parte da comunhão do corpo de Cristo tá serem membros da igreja e fiéis a Deus porque alto a ceia você vai lembrar de Cristo mas não tem um tenho uma administração da c&a ceia Esse é um é um rito sagrado então é o segundo a segundo a ordenança a igreja para ser praticado em memória de Cristo para lembrar de.

    Cristo então para lembrar e se aproximar de Cristo a sua intuição seu sacrifício assim tá então eu e esse assunto eu vou tratar o mais detalhe porque é amplo e isso é uma aula exclusiva só tratando sobre isso agora A ministração da Santa Ceia do Senhor isso é muito importante porque quando ele pagar o culto da Santa Ceia é é sempre é.

    Sempre Lemos O mesmo texto é administração e sempre ministrada os estudos bíblicos o termo texto bíblico sempre voltado a Cristo a Jesus Léo Você que é pastor você quer dirigente de igreja para você tem que entender uma coisa por essa o pastor deve iniciar o cu a linha todo biblicamente uma coisa gente que não pode esquecer sobre a importância da ceia tá em primeiro corresponde 23:32 então atitude cada.

    Participante a fazer uma análise uma introspectiva para para participar se você é digno sou se você não é digno da ceia sabe então a palavra da ceia sempre tem que ser uma palavra é introspectiva para pessoa analisar refletir e sábio vai a própria próprio texto de Coríntios 12 mil e examine-se pois o homem a si mesmo e coma deste pão e beba deste cálice porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação.

    Não discernindo o corpo do Senhor por isso por causa disso há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem portanto nascer quando você participar de uma ceia você tem que estar em plena comunhão com Deus e com seus irmãos Tá bom então após a leitura bíblica a respeito de boleto é sobre a a sobre a fala sobre a ceia automaticamente existe a oração que é.

    Feita pedindo a Deus bem sobre a os alimentos o pano Carlos tem uma liturgia eu digo a liturgia da você é linda um chão é um culto lindo os dias depois seguimos os diáconos são designados obreiros auxiliares a repartir o pão a levar o pão para as pessoas depois levar o suco de uva para cada participante antes de ir ingerir o pão antes de você.

    Ingerir o pão que é o que é que o pastor fala lembra todos hoje dá uma pausa e diz porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei o que também vos entreguei entreguei e o Senhor Jesus na noite em que foi traído tomou o pão e tendo dado Graças pa é filho o o partido disso esse é meu corpo que é dado por a fazer isso em memória de mim primeiro Coríntios Capítulo 11 23 e 24 aí o que acontece a seguir hoje que você.

    Com todo Comeu o pão né da mesma maneira a mesma semelhança em deve ele vai orar pelo pelo cálice e vai falar mesmo falava antes das pessoas também é ingerir Este é o caso da Nova Aliança no meu sangue fazei isto todas as vezes que beberdes em memória de mim porque todas as vezes que beberdes em todas as vezes que beberdes em comer desse pão e tomar esse cálice anunciais a morte do Senhor até que venha e Virar.

    Presidente todos né suco da Uva vai depender da hálito dinheiro Então dependendo da liturgia aí é só tá lá Inclusive eu fiz uma leitura vou mostrar aqui para vocês eu vou mostrar aqui no YouTube pessoal tá no vou a leitura que eu fiz dessa ceia tá no meu canal lenilberto Miranda vai fazendo a leitura lá na nossa igreja do primeiro Coríntios Tá bom eu vou mostrar para vocês eu vou pedir para.

    Vocês que estão estamos ao vivo agora eu vou pedir para o pessoal que está no Instagram se você puder ir lá você vai ou assistir comigo tá bom eu vou mostrar aqui para vocês Essa oração da Última Ceia que eu fiz Essa oração é que eu fui chamado e e Se você dá um zoom aqui nessa tela e um momentinho vamos ver aqui então eu coloquei aqui mostrei aqui para.

    Vocês e essa leitura ela faz parte de uma de uma liturgia e eu acho muito lindo a luta cheia para mim ter uma importância muito grande todas as pessoas que estão em plena comunhão com Deus tem que participar tá bom e os hinos que são cantados né uma cantar na ceia todos os meus filhos você tem hino que eles conhecem menos é os índios da ceia.

    Ah tá bom automaticamente do Essas são as os mandamentos Essas são as ordenanças da igreja né agora por exemplo existe atividade a igreja como Eclésia existe as atividades alimentos pastorais e administrativa tem muitas pessoas permita-me aqui nessa nós estamos na nossa quarta aula hoje tem muitas pessoas que não tem noção do que é um do.

    Que é e quais são as atividades a função de um pastor e tem pessoas que pensam tão um confundem a responsabilidade que o pastor vai as suas atividades serviço serviço pastoral o serviço o serviço Pastoral compreende-se na administração espiritual e material é da igreja que Deus lhe confiou material e espiritual que significa que quando separa da administração.

    Espiritual e isso diz respeito a todos serviço espiritual da igreja abrangendo Os cultos as ordenanças as festas os estudos bíblicos louvores a dos congressos pregações enfim é dentro do pastor ele como estamos aumentando aqui Nesta aula e nas aulas anteriores o pastor ele não ele deve ele não deve fazer tudo isso sozinho ele deve designar Lembro as nossas aulas anteriores designar e seus liderados seus líderes e ele faz aqueles previsões escuto faz a supervisão é dessas tarefas tá então ele.

    Faz administração a supervisão dessa desse serviço à vontade administração do serviço de material para igreja corresponde a sua a organização como por exemplo a questão as questões jurídicas se eles vão se faz parte da presidência teve faz parte da tesouraria e auxiliam secretário circuito de um patrimônio da se vai comprar um imóvel um terreno tudo isso faz parte de uma questão administrativa que as pessoas não têm.

    Noção do que é construir um templo construir verificar para ver se a administração material do pastor e ele tem que ser um supervisor né delegando tarefas responsabilidades vendo a as entradas saídas os convertidos os novos convertidos quem que batizou quem não batizou os dizimistas dos 11 ministros fiéis os infiéis os capazes os incapazes então analisando tudo ajustando é não é fácil ser Pastor não achou deve ter ou não eu.

    Vou repetir não é fácil ser Pastor e e a mídia como foi destruído a imagem de pastor acho que ser pastor é só ser ladrão essa rico por causa de alguns outros sofrem padecem pastor deve ter a mente que as tarefas e as responsabilidades responsabilidades devem ser dividido entre os seus cooperadores obreiros a fim de não acumular né e deixar os.

    Cumprir se ele errar você vai ajustando até mesmo para ele não entrar em uma fadiga ministerial estresse ministerial uma depressão ministerial por acúmulo de tarefas tá bom que ele deve ele deve ter uma agenda que que você que Oriente em atender em horários foi ajudar demais é o líder organizado gestão Líder organizado gestão de Pastores organizados de mim as pessoas que cuidam do departamento e tem que ser até que ter tem que ter sua agenda de.

    Compromisso bem definida porque os compromissos tem que estar bem organizado agendado semanalmente mensalmente para permitir ele poder marcar os seus compromissos e cumprir Ah tá bom então existe um existe muitas atividades espirituais muitas atividades administrativas que pesam um pastor demais né Se eu chegar lá e falar é só chegar lá além do mundo espiritual tem todas as questões administrativas como por exemplo é visitar as visitas os.

    Aconselhamento e o oriento sempre qualquer pastor ele ele tem um horário específico uma data específica para visitar membresia é fundamental pastor que não visita membro não é Pastor tá bom Tem que visitar as pessoas visitar o líder ele não deve atender só em gabinete apenas as questões administrativas tem que sair e educam o pastor tem que ter cheiro de ovelha Visitar visitar as pessoas e na casa das pessoas e o que eu recomendo é que não fique muito tempo no máximo faça uma.

    Oração conversa um pouco as pessoas ore e vai embora ficar muito tempo na casa das pessoas não é Tá bom então por que você foi escolhido por Deus você é uma benção de Deus para ministrar aconselhar a orientar o crescimento daquela pessoa tanto espiritual e assim sucessivamente tá então é um serviço ardo e é desgastante você gostou falar Ah tá então não é fácil mas a Bíblia diz.

    A bíblia dizimar Meg em Malaquias 27 diz assim porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento e da sua boca devem os homens procurar a instrução Porque ele é o mensageiro do senhor dos essa então você ao mensageiro Nós somos o Messenger Então você chegou ali você determina a benção de Deus você visita ele não se existe uma coisa boa na nossa vida para você que é meu aluno para você que estuda comigo para você que está.

    Estudando aqui nessa quarta aula não tem nada melhor do que você recebeu a visita do seu pastor o exemplo receber uma visita mas também muito importante você que já exerce esse papel você que já é linda faço para bebê visita visite é muito bom uma visita de um pastor não é necessário marcar para hoje vivemos em épocas diferentes que às vezes até é necessário marcar uma agenda um seu pastor avisar para ir lá olhar minha casa disso se eu puder ir sabe.

    Porque hoje é muita igreja esse Igreja São grande agora a igreja grande público é grande então é fácil tá eu tô falando aqui já para pastores que estão em trabalhos maiores não é fácil visitar por causa de mano agora eu quero focar uma um trabalho o Pastor aqui é o estudo EA pregação do evangelho estudo EA pregação pregação estudo pastor cumprir a missão de pregar em.

    Culto público culto festividade nas congregações em casamentos e funerais em vidro domingo e de 4,5 no no no ponto de saiu no culto design não de obreiros se as aonde que ele acha tanta palavra para edificar os ouvidos é por isso que alguns pastores não consegue mais pregar tem pastores que não adianta mais pregar vez só cantam cantam cantam cantam cantam canto aí ler.

    Um texto aí fica dando a oportunidade para as pessoas darem testemunho para poder passar o tempo é porque já não não tem mais conteúdo não perdem tempo da pregação EA pregação no estudo exige tempo e o da texto passatempos lendo estudando se você vou passar seu tempo todo por pelo jornal na cor a obra que você tá construído você para de estudar aí você paga de alimentar o corpo você tem que reservar momento de leitura bíblica tá bom É para.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão, sem nenhum custo adicional.Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Saiba Mais: https://www.youtube.com/watch?v=lemQdRHNINU

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem