COMO UTILIZAR MEDIDAS NO EIXO X E Y E TAMBÉM COMO USAR MEDIDAS NO VISUAL DE SEGMENTAÇÃO E FILTRO POW

COMO UTILIZAR MEDIDAS NO EIXO X E Y E TAMBÉM COMO USAR MEDIDAS NO VISUAL DE SEGMENTAÇÃO E FILTRO POW Fala meus amigos como vocês estão sejam muito bem-vindos aqui ao meu canal meu nome é Ron viic e nesse vídeo nós vamos aprender a como colocar medidas no eixo do seu gráfico e também vamos aprender a.

COMO UTILIZAR MEDIDAS NO EIXO X E Y E TAMBÉM COMO USAR MEDIDAS NO VISUAL DE SEGMENTAÇÃO E FILTRO POW

Como colocar essa medida em um visual de filtro nos possibilitando escolher Qual medida eu quero ver no visual essa medida estando ali no eixo vai ficar muito legal e a gente vai aprender a.

Fazer isso aqui do zero então rapidamente não quero perder tempo com essa aula uma dica bem tranquila que que eu tenho aqui tá eu tenho uma tabela de dados galera bem genérica tá ó valores e.

Dados então eu vou criar com vocês aqui ó numa pastinha de medidas vou colocar três medidas só pra gente ter o que utilizar tá então vou colocar uma soma mesmo ó soma de valores Total vai ser.

Igual a Sam de dados valor beleza para ter aqui o minha kpi ter aqui a minha medida vou criar uma outra pode ser a média tá ó média de valores Total vai ser igual a Average né Average da minha.

Dados valor eu poderia ter mais né soma média vou pegar o maior valor aqui só para ter uma uma outra né uma um outro valor aqui além dessas então vou criar aqui também a o maior valor vai.

Ser igual Max dados valor imagine aqui tá galera que isso aqui são Kis você tem as suas medidas aí referente à tabela e você quer colocar isso nos eixos né Ou seja você quer que dá ali né essas.

Medidas diretamente como Barras do seu visual ali no eixo né vamos vamos deixar claro isso aqui que eu tô falando o que eu quero fazer basicamente é eu ter aqui o meu gráfico de barras e o que eu quero.

Fazer é arrastar ess essa média aqui pro eixo né mas eu não consigo colocar no meu eixo X né na parte x ou seja eu quero que cada um desse seja uma barra Como que eu faço então para conseguir.

Fazer isso já dava para fazer isso tá galera antigamente sem esse recurso no power bi que já é um recurso que tá há bastante tempo mas agora o Power bi já faz para você né então isso é muito.

Legal tudo que o porb no trá já dava até para fazer mas agora tem um botão que botão é esse do que que você tá falando a gente vai vir aqui ó em modelagem tá e em modelagem nós vamos criar um.

Parâmetro tudo bem Não precisa se preocupar algo bem tranquilo ó novo parâmetro de campo o que que é esse parâmetro de Campo esse parâmetro de campo é justamente ele vai transformar.

VEJA MAIS AQUI:

    Suas medidas em Campos e uma tabela

    Calculada então ele já monta essa tabela calculada pra gente que a gente antes fazia na mão então isso aqui a gente já já tinha essa técnica esse recurso mas.

    Não tinha o botão né então o que que eu faço aqui eu vou colocar Quais são os campos que eu quero colocar para mim poder utilizar no meu eixo na minha nos meus filtros né então eu vou colocar.

    Aqui por exemplo que eu quero criar um parâmetro uma tabela de parâmetro com o maior valor a média de valores e a soma Total então ele vai montar para mim uma tabela com essas medidas ali eh como.

    Valores dessa tabela Quando eu colocar para criar aqui vamos dar um nome melhor vai ser kpis da tabela dados ó kpi da tabela dados e aqui eu vou entrar então ó com um criar ele já pergunta se eu.

    Quero colocar uma segmentação na página tá ou seja uma justamente uma um visual de segmentação eu vou colocar aqui sim só para vocês entenderem qual que a ideia ó criar automaticamente ele coloca.

    Aqui para mim tá vendo Então quando você cria essa tabela de parâmetros o que que ele faz ele te cria uma tabela calculada aqui está o o a fórmula da tabela calculada e eu consigo inclusive ver ela.

    Aqui ó kpi da tabela dados vocês estão vendo bem aqui o que que é essa tabela uma tabela com três colunas Onde está referenciando né as medidas tá vendo Então eu vou ter as medidas aqui ó maior.

    Valor média de valores e dessa maneira eu consigo utilizar essa medida no meu visual ou até mesmo para filtrar e o o resultado disso é muito bacana porque olha só quando eu venho aqui eu consigo.

    Colocar agora no meu visual agora com essas kpi aqui eu consigo utilizar ele né seja no X no Y né posso arrastar aqui no nosso caso no x aqui não vai fazer muito sentido eu vou.

    Colocar primeiro aqui no Y tá E vou

    Colocar o mês ali no eixo X então eu vou ter todas as kpi né maior valor medida de valor Deixa eu tirar o título aqui para ficar.

    Melhor então a gente vai ter justamente ó a os kpi aqui mês a mês e como eles estão interligado a tabela parâmetro Qual que é o legal aqui eu consigo vi né e.

    Justamente clicar aqui ó maior valor ele vai mostrar apenas o kpi de maior valor tá vendo Então eu posso também se eu quiser ter uma página inteira de cálculos e monto todos os meus visuais e.

    O usuário que escolhe qual dos kpis ele quer ver para aqueles visuais então por exemplo eu vou ter aqui ó e mesa a mesa aqui num gráfico de barras aí eu vou ter sei lá um gráfico de rosco tá vou ter.

    Vários visuais aqui e aí Eu transformo esse essa segmentação por exemplo em uma segmentação única se eu quiser né seleção única ou seja toda a página reflete da mesma maneira nos visuais de.

    Acordo com a kpi selecionada então você pode ir montando assim né Tem um cartãozinho também você poderia colocar um cartãozinho né eh e aí ó vai alterando tá vendo de.

    Acordo com a é selecionado então isso aqui é muito legal porém quando a gente coloca no eixo X né que eu havia falado que não ia fazer sentido é o seguinte pensa o seguinte tá vou até abrir uma.

    Uma uma página nova aqui ó para não atrapalhar a gente ó não vou sincronizar vou transformar essa esse aqui de volta para poder selecionar mais de um né então vou voltar aqui selecionar todos.

    Por exemplo e o que eu quero né era usar a medida no eixo X só que não tá de fato no eixo X né se eu vi aqui nessa nesse gráfico de barras ó ele não tá funcionando como eu queria Como assim.

    Como eu queria ó eu vou colocar vai fazer sentido que é o que talvez você esteja buscando nesse vídeo como que eu faço usando a tabela que eu falei para vocês que eu monto ali calculada no.

    Switch mesmo Como assim Ronan vou vir aqui na em modelagem criar aqui uma nova tabela calculada com dax parecida com aquela que foi gerada né que que eu vou fazer por exemplo né ó tabela medidas.

    Vai ser igual a eu vou criar três registros né ó Então vai ser 1 2 e 3 beleza 1 2 e 3 e o que que eu quero fazer nessa tabela 1 2 e 3 deixa eu até vir para cá ó na no nosso.

    Modelo eu quero colocar ao lado de dessas medidas nome para essas medidas para eu poder utilizar no meu visual assim como tá aqui ó maior valor tralalá tralalá aqui eu quero ter também um nome.

    Pra minha medida então o que que eu vou fazer eu vou ionar colunas nisso aqui o nome vai ser nome mesmo Tá ah nem precisa na verdade tá galera por qu porque como eu já tô montando aqui eu eu.

    Não preciso nem do Switch por enquanto eu posso vir só e escrever diretamente aqui ó usando ali o parêntese igual ele fez tudo bem então por enquanto não preciso do Switch eu posso vir e colocar.

    O um é sei lá soma Beleza o do é média e o TR vai ser máximo Então eu tô montando basicamente igual tá lá tá vendo tá vendo soma média e máximo A diferença é que eu não vou.

    Colocar a medida aqui eu não vou colocar a medida aqui eu vou criar uma nova medida para fazer um Switch vendo o que está aqui Como assim Ronan Olha só nessa própria tabela tá só pra gente não ter.

    Que criar ó tô selecionando aqui ó na tabela que a gente criou que eu tô na frente deixa eu ver um pouquinho para cá aqui nessa própria tabela eu já vou colocar medida aqui mesmo só vou.

    Renomear tá ã em vez de ser value vai ser é index tá E aqui vai ser medida Ok eu vou criar uma medida aqui dentro mesmo tá aqui dentro mesmo ó uma nova medida essa nova medida vai ser kpi.

    Selecionada Ok kpi selecionada aqui eu vou entrar com Switch baseado no maior valor do Index aqui ó Tá deixa eu até colocar o nome da tabela tb como é que eu dei o nome aqui tabela medidas então.

    Baseado na maior índex da tabela medida índex Ou seja quando tiver na linha um o que que eu quero retornar com medida eu quero retornar a se for um eu quero que seja soma né.

    Que eu tinha criado deixa eu até pegar ali direto também aqui da minha underline medidas então ó underline medidas soma se for o número dois eu quero retornar.

    A média certo ó a média e se for o número TR eu quero retornar o maior valor então o que que eu tô fazendo aqui eu tô criando uma medida que baseado no item selecionado aqui no.

    Meu visual eu quero retornar uma kpi diferente quando eu criar essa medida aqui galera o que que eu vou ter eu vou ter uma medida que só vai que vai sempre pegar ver qual é o maior índex para.

    Retornar o cálculo correto então quando eu coloco isso aqui ó num num gráfico de barras por exemplo ó colocar um gráfico de barras aqui no gráfico de barras o que que eu vou fazer eu vou colocar o.

    Nome da medida e no eixo eu coloco a kpi então o que que eu vou ter aqui ó do mesmo jeito que é montado ali eu vou ter a medida o nome da medida aqui certo e os valores aqui dessa maneira tá ó eu.

    Coloquei no eixo o nome das medidas que eu queram e os seus valores e se eu quisesse montar um filtro né eu colocaria numa segmento ação ó isso que a gente acabou de criar a medida e aí né.

    Funcionaria Igual o que a gente acabou de montar tá vendo É assim que a gente fazia antigamente a diferença tá É que se eu coloco aqui um gráfico de barras igualzinho a esse e coloco a coluna que.

    Ele cria para mim no eixo X tá vendo e no eixo Y fica dessa maneirinha aqui tá vendo onde ele simplesmente agrega né tudo como ó deixa eu até bateu o pincel de formatação tá vendo ele agrega tudo.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=H_lfADDsGWE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem