Saia do Zero no Excel Curso Excel Básico 120 Minutos Guia do Excel

Saia do Zero no Excel Curso Excel Básico 120 Minutos Guia do Excel Saia do zero no Excel com esse curso de Excel básico de 120 minutos eu sou professor e consultor Marcos riper e vou te instruir ao longo desse caminho também te convido a deixar seu like se inscrever no canal temos novos vídeos toda semana Lembrando que o link para download tá aqui embaixo na descrição e também além desse curso nós temos também o nosso curso Excel completo que eu vou deixar o link para você conhecer também aqui na descrição se você quiser aprender muito mais sobre Excel com o.

Saia do Zero no Excel Curso Excel Básico 120 Minutos Guia do Excel

Nosso curso vitalício Ok então é isso vamos ao nosso vídeo então o que você vai aprender nesse curso como abrir e salvar arquivos no Excel a estrutura do Excel como é que ela é composta os atalos principais atalos para você evitar o uso do mouse formatação de células cálculos e operadores funções tabelas validação de dados formatação condicional criação de.

Gráficos preenchimento relâmpago e tabela dinâmica todos esses são recursos super importantes que você precisa saber para sair do zero no Excel e já começar a trabalhar com ele então vamos lá sem muitos eh Sem muitas delongas já vamos começar Então essa aqui é a planilha você pode fazer o download dela no link que eu vou deixar aqui embaixo para você bom primeira parte então como abrir e salvar arquivos no Excel Digamos que estejamos com Excel fechado aqui como é como é que eu faço para abrir o Excel do.

Zero Então a primeira parte você tem aqui normalmente um ícone aqui embaixo Você pode abrir ele por ali tá diretamente nesse botão ele já vai abrir o Excel para você vamos esperar aqui abrir na outra tela e ele aparece com esse rosto aqui na versão que eu estou utilizando o Excel 365 certo então ele vai aparecer aqui para você abrir uma planilha nova para você abrir a partir de exemplos prontos que você tem você pode clicar aqui também em novo diretamente tá na página inicial você tem aqui atalhos do que você já tinha.

Aberto recentemente fixos você pode fixar planilhas que você abre também com recorrência e outros ainda arquivos compartilhados com você vão aparecer aqui para você vamos dizer que está começando um novo você vai clicar aqui em novo e nova passa de trabalho você vai ter então um arquivo Zerado uma planilha nova uma passa de trabalho nova para você ok voltando para cá ainda novo você tem modelos esses modelos você tem diretamente da internet diretamente do site da Microsoft como repositório então.

Por exemplo Digamos que eu queira aqui fluxo de caixa você pode digitar aqui fluxo ele vai aparecer aqui os que ele tem orçamento mensal previsão de fluxo de caixa então tem alguns exemplos que é interessante até para você poder eh Ter como base né ter como exemplo achar alguma interessante você pode clicar ali ó pode criar ela diretamente e pode utilizar ela direto ó ess esse aqui é o orçamento do clube acadêmico então aqui você vai colocar aqui os valores vai.

Preencher ele vai preencher aqui tá né Aqui tem exatamente como ela funciona não vamos entrar aqui nos detalhes tá tem vários modelos lá tudo pronto fechar aqui então então aqui em novo era assim você pode abrir novas por aqui ou ainda Nova em branco Ok e como é que eu faço para salvar um arquivo ou abrir um arquivo já existente para você abrir um arquivo já existente Você vai clicar em arquivo abrir e daí você vai procurar ele pode aparecer aqui na pasta de trabalho pode clicar em procurar e daí você pode vir aqui onde estava então o.

Seu arquivo no caso que eu tô digitando diretamente né estejamos aqui 271 por exemplo aqui esse arquivo aqui que nós estamos trabalhando você vai ter então ele aberto você vai poder continuar com ele ok quais são os tipos de salvar arquivo você pode salvar o arquivo de Excel de várias maneiras diferentes por exemplo arquivo salvar você vai salvar como ele já estava no formato se.

Ele for um arquivo novo ele vai aparecer então uma tela nova para você vai aparecer assim ó salvar vai aparecer inicialmente assim ó para você onde você quer salvar se quer salvar na nuvem se quer salvar nesse PC tá daí quando você clica em procurar você vai definir onde é que você quer salvar ele tá Digamos que eu queira salvar nessa pasta aqui você pode colar o caminho aqui aqui pode fazer o caminho diretamente ali também e bota o nome para ele como você pode notar você tem aqui o campo de nome que você deve.

Nomear o seu arquivo não importa aqui se você apagar essa parte lsx não importa tá pode escrever por cima Que ele vai colocar extensão automaticamente você colocando ou não ali então por exemplo meu primeiro arquivo tá minha primeira passa trabalho então você tem ele aqui o nome dele abaixo Você tem o tipo dele Então você tem passa de trabalho do Microsoft Excel passa de trabalho habilitada para macros Excel binário etc.

O mais comum é o xlsx que é o padrão então nele você não tem habilitado as macros a gente não vai tratar de macros hoje mas seria a programação dentro do Excel tá então se você tivesse programação dentro do Excel você teria que estivesse teria que estar salvo como xlsm ou xlsb como não é o nosso caso é xlsx mas pode salvar em outros modelos tem alguns que você vai ver aí por XLS XLS que é um modelo que era utilizado até 2003 que tinha ali sua 64.5 76.

Linhas hoje em dia o Excel tem 1.8.5 76 linhas que nem eu vou mostrar para você daqui a pouco então a estrutura é muito diferente tá a forma do arquivo etc então xlsx é o padrão que você vai utilizar por enquanto tá bom então começando sempre com xlsx você pode colocar o nome do autor então o seu nome do arquivo aqui pode colocar Pode adicionar o marca o nome da empresa título pro arquivo pode clicar em salvar miniatura ele vai criar uma miniatura ali da sua pasta de trabalho do conteúdo dela vai criar na hora então.

VEJA MAIS AQUI:

    Pode fazer isso também e quando você tiver pronto clica em salvar e tá ali Tá salvo o teu arquivo tá então tudo que

    Você fizer aqui vamos fazer qualquer coisa vou digitar aqui e vou salvar você vai ver que quando eu abrir de novo e vai aparecer aqui em arquivo meu primeiro arquivo já aparece aqui com ele é recente né ele vai est ali salvo perfeito outra coisa você pode clicar em arquivo salvar como procurar e aqui você pode vir aqui também ó quando eu dou um.

    Salvar como né você pode salvar com outro nome de arquivo Então nesse nome de arquivo você pode colocar por exemplo tá o meu primeiro arquivo agora meu primeiro arquivo um você vai ver que agora você tem dois arquivos tem o meu primeiro arquivo e o meu primeiro arquivo um porque eu dei um outro nome para ele pintar de amarelo esse aqui para você vê que eles são diferentes salvei ó fechei vou abrir agora esse arquivo aqui que era o anterior que nós tínhamos antes de dar um salvar como e agora vamos abrir esse outro um que tá.

    Ali com esse amarelo tá então ele criou dois arquivos agora quando de um salvar como Além disso vou pressionar f12 ou arquivo salvar como você pode também colocar sem mudar o nome aqui ele vai sobrepor né Você pode vir aqui e colocar uma senha também de abertura do arquivo é muito comum quando você tá na empresa você colocar uma senha mas tome cuidado porque essa senha de abertura do arquivo se perdida você não vai conseguir recuperá-la tá então toma cuidado com isso mas vou te ensinar como é que faz você clica aqui.

    Em opções gerais ferramentas opções Gerais e aqui você pode colocar o nome do seu Arquivo ele fala sempre criar backup vai criar um backup da planilha ou não e senha de proteção Vou botar aqui 1 2 3 1 2 3 senha de proteção e senha de gravação se você colocar como recomendavel somente leitura ele vai abrir de qualquer jeito mas a pessoa não vai poder editar o arquivo mas ela pode salvar como pode mudar o nome do arquivo apagar o seu e fazer isso ali então Eh se você quiser que realmente a pessoa não abra essas duas senhas de proteção e de gravação e deixa assim dá um ok ele.

    Vai pedir de novo para você confirmar a sen e vai avisar que se você esquecer você não vai conseguir recuperá-lo então aqui ó senha 1 2 3 vou dar um OK tá tira 1 2 3 pronto tá salvar e é isso aí ele tá pedindo se eu quero substituir o arquivo porque eu deixei com o mesmo nome tá então eu vou substituir esse arquivo aqui sim pronto fechei vou abrir novamente o arquivo perceba que agora ele aparece aqui para você colocar a sua senha se eu botar uma senha errada ele vai aparecer que a senha foi fornecida incorretamente e vai fechar não vai conseguir abrir Vou clicar de novo e vou.

    Colocar a senha correta 1 2 3 agora ele tá perguntando se eu quero abrir somente como leitura ou seja eu não vou conseguir alterar o arquivo salvá-lo ou se eu quero abrir ele PR edição para alterá-lo então daí eu coloco minha senha 1 2 3 dou um OK tá ali meu arquivo novamente ok vou fechar ele aqui não preciso mais dele vamos dizer que eu não queira mais esses arquivos basta você vir aqui na pasta dele e apaga o arquivo delete delete e pronto não existe mais.

    Aquele arquivo ok prosseguir então a gente aprendeu aqui nessa primeira parte como abrir e salvar arquivos e agora vamos aprender um pouco sobre a estrutura do Excel Então como é que ele funciona primeiro um arquivo do Excel ele se chama pasta de trabalho uma pasta de trabalho é composta por várias planilhas é comum a gente chamar de planilha uma pasta de trabalho do Excel um arquivo do Excel Ah você viu aquela planilha você viu aquela outra então mas a pasta de trabalho é um conjunto de.

    Planilhas e Plan são esses itens que nós temos logo aqui abaixo do Excel certo isso é uma planilha e essa é uma outra planilha então a gente pode criar quantas quiser vou criar um novo aqui ó você pode criar novas planilhas clicando nesse botãozinho aqui ó no mais ele vai criando para você automaticamente ok para você ter aqui você tem ainda a cé falando ainda sobre a estrutura né Depois a gente vai falar um pouco mais sobre aqui as planilhas você tem aqui as linhas que.

    Você vê aqui no canto para você aumentar o zoom aqui ó você pode vir aqui embaixo ó e aumentar se você quiser ver melhor né como é o caso que eu quero mostrar melhor para você aqui ou control e o scroll do mouse para cima e para baixo esse scroll aqui a bolinha ó então control e scroll ele diminui e aumenta Tá bom também é importante para você saber de repente Você clicou sem querer né então é aqui que você volta Esse é o zoom na verdade tá você não alterou o tamanho da planilha só a visualização dela então aqui o número das Linhas.

    Então a planilha cada planilha Ela é formada por linhas que são essas que você vê aqui ao lado e colunas que são

    Essas que você vê acima as colunas estão nomeadas com letras que vão de A até e agora eu vou dar um cont control ca pro lado depois a gente vai falar sobre atalhos xfd Tá então xfd vamos ver quantas colunas nós temos aqui então você pode vir aqui e colocar quantas colunas você tem arrastando pro lado e vendo a quantidade de colunas ou ainda utilizando igual Call abre e fecha parênteses.

    16.384 colunas Então essa é a quantidade de colunas que nós temos e quantas linhas nós temos eu vou até a última linha fazendo cont control set para baixo a gente vai conversar sobre isso depois dos atalhos Então ela tem 1.8.5 76 linhas certo 8.576 linhas e 16.384 colunas o que dá um total então de vamos pegar aqui a linha né que eu t no momento número da linha ó 8.576 igual número da coluna que aquela.

    Que eu tenho 16.384 vezes essa de baixo aqui só pra gente depois a gente vai falar sobre operações matemáticas mas só para mostrar para você a quantidade de células que nós temos dentro do Excel de cada uma das planilhas são 17 bilhões mais 17 bilhões de células aqui em cada uma das planilhas Qual é o limitador do Excel o limitador do Excel é a quantidade de memória do seu computador quanto mais memória RAM eu tiver melhor.

    Eu vou poder utilizar a planilha tá então o limite do Excel com quantidade de planilhas é memória RAM eu posso colocar quantas planilhas eu quiser detalhe cada planilha ela é individual elas não estão ligadas umas com as outras né Por padrão então você pode fazer assim ó por exemplo se eu colocar um texto aqui esse texto ele não aparece na planilha dois na planilha dois eu posso estar trabalhando com por exemplo com cadastro de clientes e aqui eu posso estar trabalhando com cadastro de fornecedores nessa outra controle de.

    Vendas então cada planilha ela é individual certo então cada planilha ela é individual até a posição que você vê ali ela tá diferente para cada um deles como você pode notar logo acima no Excel você tem também essas guias tá você tem as guias do Excel que a gente chama o nosso site de guia do Excel Mas é porque é um controle eh o objetivo dele é que você tenha um controle do Excel que você tenha um guia um mapa de como utilizar o Excel então aqui você tem as guias tá.

    Que são essas aqui em cima você pode clicar sobre elas e tem os grupos logo abaixo dela por exemplo grupo área transferência grupo fonte grupo alinhamento grupo número então você vai ver e encontrar o que é é ligado a essa a esse grupo tudo aqui dentro tá certo então toda a parte de número tá aqui toda a parte de estilo está aqui de edição de formatação de células de células né você tem suplementos daí são outros especiais que nós temos ao lado tá você tem aqui a inserir tabelas os.

    Instruções controles gráficos Ok então tem todas essas guias que nós temos aqui página inicial Inclusive essa aqui que é uma do guia de Excel que a gente criou você pode criar suas próprias guias também tá a gente não vai falar sobre isso aqui hoje não mas tem no guia de Excel a respeito e você pode baixar de graça também tá É bem interessante tem vários recursos interessantes como esse cont goas que te permite pegar a cor e colocar Numa célula e utilizar voltando para cá você tem aqui.

    O inserir então toda guia inserir desenhar layout de página que é a parte de impressão fórmulas toda parte relacionada a fórmulas dados tá para importação de dados para tratar dados dentro do Excel revisão a parte de texto proteger também planilha desproteger a planilha exibir para mudar a exibição que você tem do Excel automatizar esse aqui é menos utilizado mas é automação com Office scripts desenvolvedor que é a guia do VBA onde você pode programar dentro de.

    Que automatizar suas tarefas e tem o ajuda mostro o ajuda aqui tá e tem ainda o Power Pivot que esse aqui foi aberto um novo uma nova guia um suplemento ali aberto também tá bom então a gente vai trabalhar com esses aqui perfeito Então essas são as guias a gente aprendeu O que são as planilhas aqui a gente prendeu as linhas as colunas e as células Ok a a cimma dela você tem ainda o nome das células aqui você tem uma referência para você ter diretamente.

    Qual é a célula que você tá recebendo né Por exemplo eu tô na h9 h9 agora eu tô na I9 agora eu tô na j14 então quando eu mudo aqui Você nota que ele muda aqui também e essa referência de célula a gente vai conversar a respeito daqui a pouco ela vai aparecer aqui ó que é que nem é como a gente tinha ali em batalha naval certo naquele jogo de batalha naval ele vai ser sempre uma matriz uma posição matricial por coluna e linha ou conjunto de colunas e linhas que a gente.

    Vai conversar também a respeito Quando a gente tiver fórmulas vão aparecer aqui a gente também vai falar a respeito de fórmulas OK logo abaixo você tem ainda essa barra que você pode navegar entre ela para lá e para cá tá barra horizontal e a barra vertical que você tem aqui ao lado para subir e descer a sua planilha perfeito e aqui também nesse cantinho você tem ess três pontinhos você pode diminuir e aumentar né a sua barra e também Por conseguinte ele vai acabar ocultando ali suas planilhas perfeito Ok Além disso você.

    Pode também mudar as cores das planilhas e mudar o nome delas para mudar o nome de uma planilha Basta dar um duplo clique sobre ela por exemplo aqui eu vou colocar clientes nessa outra eu vou colocar fornecedores certo então nota que agora já ficou com o nome ali certinho dando botão direito sobre ela você pode dar um cor da guia e pode mudar a cor da Guia dela também aqui ó esse aqui vai ser verde esse aqui vai ser e não faça isso tá Não faça isso em casa como dizem.

    Porque eu não sou muito a favor de ficar mudando as cores as guias tá então tá ali ó mas você pode fazer se você quiser lógico certo tá ali é para usar clientes fornecedores você pode mudar elas ali também tá então ess aqui são e a estrutura do Excel como ela funciona de uma forma Ampla de uma forma geral como é que ela é composta como é que é composto o Excel tá vamos fechar esse aqui então a gente não precisa dele no momento então a gente trabalhou agora a gente aprendeu um pouco sobre a estrutura do Excel sobre como ele.

    Funciona e agora vamos trabalhar diretamente no nosso arquivo daqui pra frente vamos trabalhar diretamente o nosso arquivo vou clicar aqui em atalhos e nós vamos falar um pouco a respeito de atalhos do Excel Então vou aumentar aqui um pouquinho tá E vamos falar um pouco a respeito então Aqui nós temos essa lista de dados onde você tem aqui dados de ID nome data categoria E valor como é que eu faço para preencher dados do Excel como é que eu faço para digitar dados no Excel simplesmente você vai vir aqui em.

    Qualquer lugar tá E vai digitar diretamente por exemplo 11 tá ele já vai entender que aquele é o número Deixa eu só formatar ele aqui que ele tá bom vamos dizer depois a gente fala sobre a formatação em seguida já a gente vai falar ali depois então você tem aqui os a formatação tem o nome né B Digamos que seja aqui eh torrada então ali o nome 11 torrada e aqui quando eu digito uma data ele automaticamente já vai entender que eu tô digitando uma data Olha só para você.

    Digitar uma data no Excel você vai digitar 11 por exemplo o número bar 07 ou bar7 se eu digitar essa data de um enter ele vai entender que eu tô trabalhando com uma data do ano 2024 e já vai pegar ali a formatação a gente vai falar a respeito daqui a pouquinho ela ficou ali desformatado ficou fora do padrão né mas ainda assim é 11/07 2024 como é que eu sei tá aqui em cima ó 11/07 de2022 aparece ali certinho na célula d17 logo ao lado eu posso colocar por.

    Exemplo que seja alimentos ou Panificação quando eu digito eu começo a digitar ele já pega ali o intelisense já entende que eu tô trabalhando digitando ali e pega da lista de cima quais são são Unos itens e daí quando eu começo a digitar ele já vai sugerir algum texto que eu tenho já fazendo ali então um automo dou um enter e já pega ali Panificação por exemplo indo pro lado dizer que seja 5 ou 550 você pode digitar então números diretamente C assim ou até digitar números com decimais.

    5,53 ele também vai pegar tá então para decimais você colocar sempre com vírgula e não com ponto se você colocar um ponto ó você vai ver que ele vai alinhar à esquerda Isso significa que você digitou um texto tá ele tá entendendo que é 5.53 e não 5,53 não R 5,5 53 nesse caso aqui específico de valor de reais então se você vê que ele tá alinhado à esquerda você tem que entender que já é um texto se você não.

    Forçou ele é um texto tá porque quando é valor ele vai digar ele vai alinhar à direita automaticamente mesmo acontece pra data ele também tá alinhado à direita automaticamente e o texto alinhado à esquerda e o número alinhado à direita também ok então é assim que você digita valores dentro do Excel então basta você digitar ele já assume aqueles valores automaticamente agora voltando sobre atalhos tá vendo que eu posso ir com o mouse e selecionar os dados aqui ir para uma determinada.

    Célula rodar o mouse lá para baixo certo mas você tem outros atalos que você também utiliza demais dentro da do Excel te facilita muito a utilização os principais atalhos são do das setinhas que você tem dentro do teclado então no teclado aqui ó você vai ter esses setinhas aqui Essas setinhas aqui que são utilizadas direto assim como o enter que é para confirmar a célula então asas setinhas você vai conseguir navegar.

    Entre as células diretamente então quando eu faço isso ó ele vai para cima vai para baixo apenas uma célula Tá mas a gente vai aprender um pouco mais sobre isso isso então est navegar uma célula só para cima paraa direita pra esquerda você vai ali direto com o a setinha para lá e para cá certo como é que eu faço para ir pra última célula ou pra primeira então para a última preenchida eu vou apertar control do teclado e seta para baixo nota que agora ele foi direto pra última célula preenchida E se eu quiser ir voltar pra primeira preenchida.

    Control seta para cima se da mesma forma se eu quiser ir pra última coluna preenchida ou que seja que tenha dados pra direita eu dou um control e seta pro lado e se eu fizer de novo cont control seta pro lado sendo que não tem outras informações para lá cont contrl set pro lado ele vai pra última coluna que nós temos porque ele não encontrou nenhum outro dado preenchido se eu digitar aqui por exemplo qualquer coisa né e voltar para lá para eu voltar como é que eu faço home tem um botãozinho chamado home ali dentro o teu teclado al no teclado.

    Vai ser esse home que você tem aqui tá Quando aperto o home ele vai voltar para primeira célula que você tem daquela coluna daquela linha tá então tá ali ó e agora quando eu venho para cá e dou um control set você vê que ele para naquela célula que a gente preencheu anteriormente vou dar um delete delete ele vai apagar cont control set pro lado ele vai voltar para cá Ok se eu quiser ir pra última célula então cont control set para baixo PR cima pra primeira célula pra última célula da esquer da direita control seta pra direita e.

    Control seta pra esquerda ele vai voltar para aquela anterior E agora se eu quiser selecionar o intervalo de dados se eu quiser selecionar por exemplo todos os ids você vai apertar control e shift e seta para baixo e perceba que ele selecionou então apareceu como selecionadas as células não só uma célula mas várias de uma vez Então significa que a ação que eu for colocar agora vai ser aplicada a todas essas células por exemplo o CRL C ele copia.

    Assim como a gente tem arquivos dentro do windows para eu copiar dentro do Excel você vai usar Crol c e control V você vai colar Então vou vir pro lado ali ó e vou colar aqui control V perceba que ele colou tudo não só a parte dos dados como também a formatação perceba também que ele ficou um pontilhado Isso significa que ainda essa área de transferência está disponível então se eu clicar do lado eu cons colar ainda cola de novo certo se eu quiser desfazer.

    O que eu fiz você vai apertar control Z e cont contrl z e ele vai voltando as operações que foram feitas e se eu quiser simplesmente tirar agora a área de transferência para que quando eu dá um ctrl v ele não colle novamente você dá um esc aí você percebe que a sua área de transferência não está mais disponível E se eu der um control V ele não copia não cola mais os dados e se eu quiser recortar uma informação quiser tirar uma coluna dali vou apagar ela aqui tá contrl shift seta para baixo eu seleciono tudo e dou um delete e apaga.

    Tudo então eu vou pegar aqui só o nome e eu vou recortar ele daqui seleciono ele com contrl shift seta para baixo para selecionar a coluna inteira Ctrl x e daí ele vai recortar assim como a gente tem arquivos dentro do Windows aqui eu tô recortando essa coluna inteira Vou colar aqui pro lado control v e nota que ele recortou então Tirou daquele local onde ele estava e colocou nesse outro local certo e eu vou fazer um cont control Z para voltar como estava e vou dar um esc para ele voltar também essa área de transferência para ele não ficar com a.

    Área de transferência não es que ali que ele vai voltar como estava antes Além disso você tem também o F2 que é utilizado muito que eu quero editar essa célula você pode dar um duplo clique sobre ela tá agora nesse caso é só digitar direto porque né é o nome mas vamos dizer que eu queria quisesse não alterar o nome que tava na frente e eu quisesse alterar só o final daí você tinha que dar um duplo clique aqui que é muito n é muito legal né o óleo de canola pode continuar ali o fórmulas principalmente né Dá um enter ali e se quiser mudar ele usando atalhos.

    Vai apertar F2 tá essa célula essa tecla que você tem logo aqui acima ó deixa eu ver se aparecendo F2 aqui em cima do teclado ó tá então F2 e você vai editar a célula percebe que o cursor ficou piscando ali ó tá eu posso alterar por exemplo açúcar mascavo certo então ficou assim desse jeito Esses são alguns atalhos outros atalhos que a gente pode fazer a gente vai falar sobre formatação mas olha só.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=SHdQf7jIKgw

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem