COMO CRIAR UMA SOMA MÓVEL NO CALCULO DE VISUAL DO POWER BI COM RANGE E COMO BLOQUEAR ORDENAÇÃO

COMO CRIAR UMA SOMA MÓVEL NO CALCULO DE VISUAL DO POWER BI COM RANGE E COMO BLOQUEAR ORDENAÇÃO Fala meus amigos como vocês estão sejam muito bem-vindos aqui ao meu canal meu nome é Ron Vico e nesse vídeo nós vamos aprender a Como fazer uma soma móvel se você aí já acompanha o canal já deve ter.

COMO CRIAR UMA SOMA MÓVEL NO CALCULO DE VISUAL DO POWER BI COM RANGE E COMO BLOQUEAR ORDENAÇÃO

Visto aqui que agora é possível fazer cálculos direto no visual e dessa maneira dá para criar coisas bem incríveis bom vamos ver aqui na prática o que que dá para fazer de legal para.

Exibir uma soma móvel vai ficar muito legal na prática aqui quando a gente fizer basicamente eu coloquei aqui numa tabela anos e aqui no caso né são os quarters né é seria trimestres né então.

Aqui eu vou ter ano Quarter e Vou colocar ó soma de valor tá então vou colocar o valor sem fazer medida Primeiro só para mostrar para vocês que eu vou ter né os meses e aqui eu vou ter.

Os valores né os meses eu ainda não coloquei mas eu posso entrar aqui com o month name para ficar legal aqui aqui temos Então tá vendo ó janeiro fevereiro março abril Junho agosto eu vou ter aqui.

Cada um dos três meses tá vendo e dessa maneira eu vou tendo a soma total para melhorar aqui eu vou só criar uma medida de soma de valor tá igual essa aqui para ficar claro tá então aqui eu tô usando a.

Coluna não é muito legal né O legal é a gente sempre usar as medidas Então vou colocar aqui ó soma Total igual a su de dados valor tudo bem que é a mesma coisa do resultado ali se inclusive Se eu.

Jogar aqui né ó a gente vai ver que vai dar a mesma coisa beleza ó soma Total Então eu tenho aqui os meses e a soma total e com os cálculos no visual né O que que eu consigo criar eu consigo.

Criar por exemplo um Run total né que seria justamente ir somando né soma esse esse ou seja soma até aqui que é o padrão que normalmente a gente utiliza então por exemplo tá para ficar claro ó.

New calculation eu consigo vir aqui e criar uma Running total né então ó total até agora que é igual é como se fosse um Year to date né só que aqui como é na tabela igual a gente explicou naquela.

Aula de dos cálculos nos visuais ele influencia na ordem da Bela então se eu mudar a ordem das colunas vai alterar a diferente de um Year to date que sempre daria o mesmo resultado tá vamos tentar.

Entender isso que eu falei aqui ó total até agora seria um um Running sun ou seja vá somando até a linha atual e aqui eu posso entrar justamente com a soma Total olha só que que acontece aqui.

VEJA MAIS AQUI:

    Galera total até agora Running Sum que

    Que ele tá fazendo aqui para mim ele soma por exemplo esse tá vendo ó do 25.000 com o 20.000 vai dar 45.000 depois ele Soma Mais esse Ou seja a.

    Linha atual é a soma de todas que estão atrás essa linha aqui é a soma de todo tudo isso aqui que tá em verde né exceto o total né então o Running total né ele vai somando tudo pra gente isso aqui é.

    Legal porém é diferente de um Year to date tá galera de some até a data atual por quê quando você faz um cálculo no visual ele usa Justamente a ordem que está no visual Então se o seu usuário.

    Vir aqui e trocar a ordem Ó clicar aqui olha o que vai acontecer vou colocar para ele inverter a soma vai ficar ao contrária ou seja ele vai somando tá vendo Março fevereiro e janeiro então.

    Aqui em Janeiro ele somou Março fevereiro e janeiro então a ordem do visual vai ser respeitada pelo cálculo visual então a grande diferença de você fazer cálculos no visuais é que ele.

    Respeita a ordem do visual Então se o usuário Altera a sua respeita a ordem do visual O que é algo bem bacana para alguns casos específicos tá é muito legal mesmo a gente ter essa.

    Possibilidade agora que antes não tinha tá só que a nossa ideia aqui não é essa é ter uma soma móvel ou seja eu quero ir somando sempre os últimos TR meses né Mesmo sendo a ordem alterada aqui não.

    Tem importância eu quero saber quais são a soma dos últimos três meses eu quero sempre ter por exemplo em abril quanto que foi a soma de Abril Março e fevereiro ou dos últimos quatro dos.

    Últimos cinco aqui eu tô usando três meses porque eu tô usando né trimestres os quarters então é legal para eu saber em junho qual foi a soma dos três em abril qual foi a soma dos três aqui né.

    Que seria Abril Março e fevereiro para

    Fazer isso tem uma função muito legal aqui nos cálculos de visuais a função Range tá a função Range galera que é uma função para cálculo de visuais vai me.

    Retornar justamente algumas linhas para cima ou para baixo eu consigo fazer isso então eu quero pegar por exemplo as últimas duas linhas quantas linhas eu quero ó as.

    Últimas duas linhas desse visual eu consigo utilizar esse Range aqui ele vai dar erro obviamente porque vai me retornar uma tabela né Deixa eu voltar aqui.

    Range então eu consigo falar o seguinte ó eu quero pegar as últimas duas linhas e ele fala quantas linhas eixo relativo a linha atual então por exemplo quando eu tiver aqui na linha Maio né na linha.

    De Maio neste eixo aqui eu quero pegar além desse aqui duas linhas para trás então quando eu coloco -2 ele vai pegar o seguinte eu quero pegar a linha atual e menos duas linhas um Range de menos.

    Duas linhas nesse eixo e aí eu consigo falar é para incluir a linha atual include current ou seja quero eu quero pegar as duas linhas e incluir a atual por padrão já é true Tá então não.

    Preciso colocar nada nesse include current Então não preciso colocar nada então é ele vai pegar menos duas linhas e a linha atual e dessa maneira eu consigo vir e fazer uma soma o cálculo.

    Aqui no caso é soma né então vou fazer o seguinte venha somando linha a linha para o Range -2 incluindo atual porque é padrão então o que que isso aqui me retorna Range - 2 me retorna duas linhas.

    Para trás e a linha atual então quando eu tiver em junho vai me retornar Junho duas linhas para trás ou seja a linha atual e duas linhas para trás legal dessa maneira eu consigo vir aqui e.

    Falar para cada uma dessas linhas faça para mim a soma Total Beleza o resultado que a gente vai ter aqui olha que interessante tá aqui embaixo eu nem preciso mais né porque ali é para ver os.

    Cálculos deixa eu colocar back to report Olha só eu vou ter aqui o seguinte em março obviamente ele somou as últimas três em abril ó 91.000 o que que é esse 91.000 é a soma da linha atual mais a.

    Linha men1 e men2 então consigo ar o Range para fazer essa movimentação aqui seja somar a linha atual e as duas últimas seja somar a linha atual a próxima linha e a linha anterior dá para.

    Fazer assim também se eu quisesse somar a linha atual a linha anterior e a próxima utilizando range eu consigo ir fazendo aí E esse tipo de movimentação nos cálculos e nesse caso né Por exemplo.

    Esse exemplo que eu dei Se eu quisesse fazer pegar a linha atual antiga e a próxima olha só tem várias maneiras tá aqui usando Eh o o as fórmulas no visual o Range aqui poderia ser utilizado.

    Afinal a gente acabou de aprender como ele funciona mas para esse desafio de pegar a linha atual a anterior e a próxima eu não precisaria do Range tá porque eu tenho as funções de pegar.

    Próxima linha e linha anterior Como assim ó se eu usar o fdx para aprender um pouquinho aqui eu tenho aqui ó versus next ou seja versus a next linha ó Qual que é a função a função é next e eu.

    Tenho também o versus previos tá vendo ó previous pega a linha anterior então para esse desafio específico daria para usar o próprio previos e next então por exemplo eh aqui eu vou até alterar o.

    Nome do cálculo para ser soma dessa linha anterior e próxima ok eu vou fazer o seguinte ó soma dessa linha soma total mais a próxima linha aliás anterior né ó.

    Anterior mais o valor da próxima linha next linha next soma total Então esse resultado aqui galera que que ele é ele é por exemplo vamos pegar a Maia como exemplo é a soma da linha atual mais a.

    Anterior mais a próxima vai dar Exatamente esse valor Porém quando eu preciso de algo mais específico Como foi o caso do início da aula Se eu tiver que pegar três linhas anterior mais uma.

    Linha né Na próxima eu tenho que utilizar o Range porque daí o Range me permite pegar mais de uma linha né De acordo com a linha atual então eu quero pegar três linhas para trás quatro.

    Linhas para trás eu posso utilizar o Range aí então vamos fazer esse mesmo cálculo utilizando só o Range para ficar claro que a gente entendeu Como utilizar Então esse mesmo valor eu quero chegar.

    Nesse mesmo valor usando Range como que eu vou fazer aí tem diversas maneiras também mas eu vou vir aqui vou criar um novo cálculo ó cálculo dois vou chamar tá eu vou entrar com Range que vai ser.

    Justamente ah a soma total da linha atual mais o Range -1 não incluir a a a linha atual eu não quero incluir a linha atual mais o Range mais um Ou seja eu quero pegar a.

    Próxima linha sem pegar a atual né só que esse Range aqui não me traz nada né eu tenho que fazer o sux tud bem ó sux aí eu posso tanto juntar essas duas linhas com um Union certo como fazer um.

    Suex para cada né então posso fazer ó junta essas duas linhas OK e faz para mim a soma total de cada uma dessas linhas e o resultado vai dar o mesmo valor então usando Range né eu consigo.

    Deixa eu até voltar aqui ó no cálculo dois editar calcular Edit calculation a gente consegue perceber que tanto o Range quanto o Next prevel ali De acordo com o que for necessário eu posso.

    Utilizar Tudo bem então espero que vocês tenham gostado dessa maneira a gente teria aqui né justamente aqui nesse cálculo uma soma móvel para trê meses né o mês atual e dois anterior então eu.

    Podia fazer diferença entre o M atual pros últimos 3 meses aí dá para ir muito longe pensar aí em vários cálculos legais que dá para montar na nossa tabela lembrando esse cálculo é variável.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=E2xJJypH5RQ

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem