Grafico Bimestral como fazer

Grafico Bimestral como fazer Como criar um gráfico bimestral de vendas no Excel como criamos um gráfico para acompanhar as vendas bimestrais as vendas A cada dois meses aonde vamos acompanhar o bimestre que mais vendeu o.

Grafico Bimestral como fazer

Percentual vendido e destacar o bimestre que mais vendeu o que você vai aprender no vídeo de hoje para que possamos criar um gráfico Mestral primeiro temos que modelar a nossa base de dados Então.

Vamos dar uma analisada ó aqui eu tenho as minhas vendas aonde eu tenho as vendas descriminadas por dia mês e ano ao filtrar aqui essa coluna repar ó eu tenho vendas de 2024 2023 e.

2022 Então como as minhas vendas são bimestrais eu quero pegar as vendas A cada dois meses O que que a gente pode fazer aqui a gente pode somar as vendas por exemplo ah de janeiro e fevereiro de.

Março e abril e assim sucessivamente Ou seja a cada dois meses a gente Vai acumulando essas vendas Então para que a gente possa fazer isso o Excel infelizmente ele não tem uma fórmula.

Aonde a gente possa digitar igual a bimestre ou bimestral então a gente vai fazer aqui combinando fórmulas como é que a gente faz isso Ó primeiro Vamos criar aqui um cabeçal na base de.

Dados e é bem simples ó observe a lógica ó Primeira coisa eu vou ter que descobrir o mês dessas vendas então para isso o Excel tem uma fórmula chamada mês a fórmula M pede apenas um parâmetro o.

Num série O num série é o valor então eu vou clicar sobre essa cela vou dar um enter e repara que ele descobriu que o mês dessa venda aqui é o mês de janeiro e realmente tá correto.

Vou dar um duplo clique aqui na Alça Vou só acrescentar aqui um filtro para que a gente possa verificar se está funcionando ou não aqui a fórmula então vamos aqui na guia dados eu vou remover.

Aqui o filtro e vou aplicar agora o filtro novamente ó e repare ó retornou aqui de 1 a 12 ou seja os 12 meses então o que que eu faço agora vamos pegar essa fórmula mês que descobre o número do mês.

E vamos dividir por dois ag Por que por dois o nosso gráfico vai ser bimestral B quer dizer dois então por isso t utilizando aqui a divisão por dois sim pois é pois é pois é pois é pois é o que.

Que eu faço agora vou dar um enter retornou esse número sem problema algum duplo clique aqui na alça e agora vou só formatá-lo clico sobre qualquer uma das células vou na opção formatar células.

VEJA MAIS AQUI:

    Obser deve que tá no formato de data por

    Isso que eu estou visualizando nesse formato eu vou mudar aqui para número e eu vou escolher casas decimais zero e vou dar um ok e repare ó retornou agora.

    Ó de um a seis e tá correto um ano tem seis bimestres Não me diga funcionando perfeitamente um detalhe interessante nesse gráfico eu quero ah fazer o filtro das minhas.

    Vendas bimestrais de 2022 depois de 2023 ou por 2024 como é que eu faço isso para isso eu vou também ter que extrair o ano dessa data e é bem simples ó eu vou estar aqui ó eu.

    Vou arrastar esse cabeçalho aqui para o lado vou estar aqui ano e a fórmula no Excel para fazer essa extração é bem simples ó é a fórmula ano vou dar um duplo clique aqui na alça.

    Ela já me pede aqui ó o parâmetro vou clicar sobre essa célula e posso dar um enter e tá aí ó retornou o ano 2022 duplo Clique na alça novamente eu vou aqui aplicar o filtro só para que a.

    Gente possa verificar se realmente tá funcionando ou não e vou aplicar aqui o filtro tá lá 2022 23 e 24 agora fica fácil ó vamos aqui aonde eu já deixei previamente aqui montado.

    Uma tabelinha para que a gente possa fazer a extração dos dados Então vamos entender aqui ó eu quero aqui ó vou digitar aqui ó bimestre 1 e vou arrastar aqui a alça e tá aqui ó.

    Bimestre 1 2 3 4 5 6 se repararmos eu não tenho essa informação aonde aqui na minha base dados eu até poderia tentar concatenar essa informação com texto bimestre Mas vamos fazer de uma forma eu.

    Vou utilizar aqui Cola como auxiliar eu vou aqui o número um número do então agora basta eu dar um duplo Clique na alça o Excel já entende que eu quero do um ao se então o que que vamos fazer.

    Agora Agora ficou fácil ó eu vou querer

    Obviamente fazer uma soma para descobrir as minhas vendas por bimestre ou seja bimestre 1 bimestre do e assim sucessivamente só aqui tem um detalhe.

    Como eu havia dito eu quero fazer um filtro também por ano Então como é que a gente vai fazer aqui ó eu vou escolher uma sola qualquer aqui para eu poder escolher o ano e lembrando que eu vou.

    Utilizar aqui uma lista suspensa então para eu não me aprofundar muito algo que eu já viha ensinando nos vídeos passados criar uma lista suspensa de forma dinâmica nesse vídeo eu vou utilizar uma.

    Lista suspensa estática então é bem simples ó Observe ó eu vou estar aqui ó por exemplo 2022 aqui abaixo 2023 e aqui.

    Na descrição desse vídeo tem o link de como criar uma lista dinâmica Então vou selecionar esse intervalo venho aqui na caixa de nome e vou estar aqui ano e dou enter e o que que eu vou fazer aqui ó.

    Repare por exemplo eu vou clicar nessa célula vou aqui na guia dados validação de dados e agora eu posso escolher qualquer uma dessas culas para criar uma lista.

    Aonde eu posso assinar o ano e ele retornar então por exemplo nessa célula aqui ó i1 vou aqui na guia dados validação de dados Observe que eu vou clicar nessa opção validação de dados de.

    Qualquer valor vou mudar para lista aqui em fonte eu vou pressionar tecla F3 escolho aqui o texto ano eu já tenho aqui alguns intervalos nomeados de vídeos passados mas o que acabou criar.

    Foi esse ó dou um ok e dou um ok e aqui já retor 2022 e 24 então o que que a gente vai fazer agora ó ficou fácil ó eu vou utilizar aqui a fórmula somar.

    Se por que a fórmula somar seis no plural porque eu tenho mais de um critério meu critério é o ano e o bimestre Então vamos lá soma se ela vai me pedir aqui ó o intervalo da soma o.

    Intervalo do critério o critério um e tem três pontinhos Isso quer dizer o qu que ela vai aceitar mais de um intervalo e mais de um critério Então o intervalo da soma nada mais é do que a coluna que.

    Tem as vendas ó que é a coluna e como eu não vou arrastar essa fórmula para o lado não há necessidade de eu estar travando aqui a o intervalo ponto e vírgula o intervalo do critério 1 qual é.

    A coluna que eu vou buscar informação tanto eu posso informar primeiro a coluna do bimestre como a coluna do ano eu vou primeiro pegar aqui a cola do ano clico sobre ela ponto e vírgula agora.

    Vai me pedir o critério o que que eu quero procurar nessa coluna Eu quero procurar esse ano que eu informar nessa célula e aqui tem um detalhe interessante como eu vou arrastar não.

    Importa se é pro lado ou para baixo eu vou perder essa célula como referência se eu não travá-lo então eu vou selecioná-la e vou pressionar aqui o F4 assim eu travo tanto para arrastar para.

    O lado como para baixo eu não perco a referência ponto e vírgula o intervalo do critério dois nada mais é do que a coluna que tem o número dos bimestres ó vou selecionar.

    Essa coluna pon vírgula e o critério dois vai ser obviamente essa informação aqui ó e aqui não preciso travar porque quando eu arrastar para baixo eu quero pegar o bimestre do quando eu arrastar.

    Novamente para baixo eu quero pegar o bimestre 3 assim sucessivamente e posso dar o enter ó já retornou esse valor vou aqui em P Inicial vou só aplicar aqui aqui a formatação de moeda duplo clique.

    Aqui na alça E tá lá ó repar que não tenham vendas para os bimestres de julho agosto setembro outubro novembro dezembro tá funcionando perfeitamente eu não Realmente eu não tenho dados a.

    Partir de julho ao mudar aqui por exemplo para 2023 traz todos os dados referentes a esses bimestres então vamos lá criar o nosso gráfico para criar o gráfico é bem.

    Simples vou selecionar por exemplo Ó essas duas colunas clico aqui no inserir e venho aqui no gráfico ó eu quero um gráfico de barras vou clicar sobre ele e eu quero essa primeira.

    Opção Então já está aqui ó criado o nosso gráfico vou só diminuir aqui um pouco Observe que eu vou clicar sobre as linhas de grades vou clicar na tecla delete vou clicar sobre qualquer uma das.

    Barras clico com o botão direito e vou na opção adicionar Hot dados e agora eu já consigo visualizar os valores das vendas eu não preciso desse eixo lateral e o que é que a gente vai fazer.

    Aqui a mais no nosso gráfico ó concorda comigo que batendo o olho aqui fica difícil até eu enxergar Qual foi o bimestre que mais vendeu mais ou menos mais ou menos mais.

    Ou menos se você concorda comigo então vamos aqui criar uma formatação para apenas o bimestre que mais vendeu ou seja eu quero destacar o bimestre desse seis o que mais vendeu como é que eu.

    Faço isso Ó vou aqui novamente na nossa tabelinha vou estar igual a maior Como o próprio nome já sugere a função maior o que que ela faz ela retorna o maior valor então o que que eu vou fazer aqui.

    Ó Observe que eu vou selecionar esse intervalo vou travá-lo selecionando ele e pressionou F4 a assim quando eu arrastar eu não aumento nem diminuo o intervalo ponto e vírgula e aqui ela me.

    Pede esse k esse k é da posição Ou seja eu quero o maior valor ou seja a posição um eu quero o segundo maior valor o número dois ou o terceiro eu quero o maior então eu vou informar aqui o.

    Número um e posso dar um enter ó vou só aplicar aqui a formatação de moeda basta eu selecionar uma célula a qual tem formatação par Inicial clico no pincel e aplico aqui a essa célula.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=5CA-CuqNP4o

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem