8 Ferramentas para sua Empresa Sair do Vermelho - Palestra LUZ Planilha Excel

8 Ferramentas para sua Empresa Sair do Vermelho - Palestra LUZ Planilha Excel Boa tarde pessoal meu nome é felipe por seu sócio da luz planilhas hoje vou apresentar para vocês uma palestra chamada 8 ferramentas para sua empresa sair do vermelho ela é baseada num pacote que nós criamos com oito planilhas para tirar a empresa do vermelho empresas que estão em dificuldades financeiras eu não vou falar de ferramenta ferramenta vai focar muito mais nos motivos que eu acredito pelos quais as empresas entrou no vermelho e como fazer para mudar isso a primeira coisa que que acontece é o.

Dinheiro acaba o dinheiro acabar existem duas razões a primeira é que não está entrando mais tanto dinheiro quanto entrava lente não teve uma queda nas suas vendas na sua receita o segundo motivo é você está gastando mais dinheiro que você estava lentes você está gastando mais recebendo e uma hora o seu dinheiro vai acabar eu vou focar mais aqui na na segunda página a segunda forma né que é o dinheiro paga saindo mais do que deveria está saindo porque ainda mais num momento de crise.

Como a gente está vendo crise econômica a partir de receitas ela é uma parte mais difícil de controlar você pode até aumentar mas você vai precisar fazer testes vai ter que investir mais dinheiro que não é o caso que a gente está buscando aqui a gente quer justamente economizar cortar gastos vai pode até vender mais é tentando um novo novo público-alvo lançando um novo produto é aumentando sua redistribuição mas como falei nada garante que vai dar certo então vamos focar em na parte onde todo.

Gestor controla que aonde é impressionante nas nossas nossos gastos nas despesas e custos que a gente tem para manter a empresa funcionando e como corpo como diminuir monitorar e diminuir então a gente acredita que tenha três principais problemas que levam uma empresa entrar no vermelho o primeiro problema é uma má visualização do fluxo de caixa segundo problema lucratividade baixa o terceiro problema ea inexistência de controle ou disciplina financeira.

Então vamos falar que das causas mais comuns para uma visualização dos lucros a primeira delas é a falta de uma ferramenta adequada para fazer os seus lançamentos financeiras segundo pouco controle de contas a pagar e contas a receber e por último não classificação de receitas e despesas então uma ferramenta bem simples de fluxo de caixa atendente dar pelo menos as entradas às saídas e o seu lucro prejuízo não o que você tem de saldo final para você saber se você quando você tem no banco é que se você está.

Ganhando ou perdendo dinheiro mas isso não é suficiente você tem que também conseguir fazer um certo nível de análise dentro do seu fluxo de caixa e exemplo aqui um pouco mais completo até um relatório de r é mas se tiver no no regime de caixa você pode analisar o seu dia a dia suas contas estão fazendo sentido então nesse caso ela te dá despesas diretas e despesas indiretas além de impostos o resultado operacional então você sabe.

8 Ferramentas para sua Empresa Sair do Vermelho - Palestra LUZ

Que um mês de junho você sabe onde está o seu irmão se você teve um aumento nas suas despesas indiretas ou nas suas despesas diretas despesas diretas elas são aquelas que estão diretamente ligadas à produção matéria-prima é a principal delas é fixos como os salários nesse caso você pode perceber que em fevereiro e não tive nenhuma despesa direta e tive 1.400 em março.

Em janeiro o time 701 seja os 700 que eu deveria ter pago em fevereiro eu paguei março por isso em março eu fiquei no prejuízo se eu tivesse monitorando o fluxo de caixa e já esperaria isso para março e poderia tomar as devidas providências mas isso é insuficiente não é suficiente só te dá se o jogo tá tá bom hoje ou ruim o que você tem que saber pra ganhar o jogo de fato você tem que começar a entender.

A sua dinâmica de contas a pagar e contas a receber é porque que de que adianta ter 10 mil reais em caixa hoje sendo que eu tenho contas a pagar mais altas do que as contas a receber tendo uma visualização do meu contas a pagar e do meu contas a receber eu começo a ter uma noção melhor do meu fluxo de caixa então a ferramenta de fluxo de caixa boa que vai te fazer geralmente gerenciar a sua necessidade de caixa.

Ela tem que te dar pelo menos uma visão do seu fluxo diário e do seu contas a pagar e contas a receber nesse exemplo aqui a gente tem é o contas a receber contas a pagar mais ou menos constante só que chega em novembro eu não vendi o suficiente ainda para falar que em novembro ou pagamento de contas eu já tenho contas a pagar mais altas que as contas a receber isso já são notas fiscais que foram emitidas contra mim em notas fiscais que.

Emite contra meu cliente então eu tenho uma necessidade de caixa de três mil reais se eu não te fizer alguma alguma eu vou eu vou ficar no vermelho eu já não estou ficando vermelho e uma coisa que eu aprendi sobre as pequenas empresas é que muitas delas deixam para negociar prazos e empréstimos e financiamentos em cima da hora o seu fornecedor ele está disposto a te ouvir.

Ele pode postergar um prazo ele não quer que você quebra porque se você quebrar você pára de comprar dele então você tem que negociar isso antes com três meses de antecedência dois meses de antecedência quando você deixa para negociar em cima da hora a sua única certeza é que você vai fechar mais negócios então alguns insights que podemos tirar do contas a pagar contas a receber saber se há necessidade de caixa para os próximos meses.

    Negociaram antecipadamente para garantir caixa e não cair empréstimos necessários e não negociar LuzPrime

    E também descobrir sua política de parcelamento não está afetando o capital de giro é importante também a gente já passou por isso na luz a gente tinha as nossas despesas fixas elas eram pagas todo todo mês ea gente na hora de flexibilizar as nossas receitas não ofereciam política de parcelamentos mais vantajosa para o nosso cliente a gente estudou como isso afetaria o nosso caixa que é uma coisa.

    Você tá pagando tudo à vista o seu fornecedor e aí você decide aceitar receber o seu cliente em 12 vezes sem juros se você não estudar como isso vai afetar o seu fluxo de caixa você pode correr o risco muito forte de entrar no vermelho só a receita vai cair muito de um ex piloto em termos de caixa em termos de entrada de caixa de fato em termos de competência não porque você vai continuar vendo a mesma coisa ou até.

    Vender mais porque a política está mais vantajosa para o cliente mas toma cuidado com seu caixa você não tiver dinheiro para bancar essa política não tem como é muito melhor você seria flexibilizado essa política aos poucos passa para um mês passa um mês dado vamos agora duas vezes sem juros como é que o caixa ficou ficou bom então dá pra aumentar para três vão aumentar para três daqui a dois meses e aí vai aumentando aos poucos para e sentindo como é que o negócio reagir aquilo e por último mas não menos.

    Importante a não classificação de receitas e despesas na estrutura de lançamento da nossa planilha de fluxo de caixa por exemplo é mais ou menos assim é e você tem que dizer aquele lançamento ele é uma receita é uma despesa e que tipo de receita despesa ele é para depois você conseguir gerar os relatórios automatizados e saber onde você está gastando mais e onde está recebendo menos receita com serviços diminuiu e você sabe que você fez alguma.

    Besteira ele ou você perdeu o esforço de venda ali só é despesa com rh todo mês está perto de 10.000 dez mil e 10 mil no meio do nada se aumenta ela para 30 mil você fez algo que você não está visualizando e pode estar atrapalhando então essa classificação de receitas e despesas é muito importante para depois você buscar onde você está errando e você faz isso através de um plano de contas o plano de contas nada mais é do.

    Que você organizar categorizar as suas contas você tem que fazer isso de uma forma gerencial e não aquele que o computador faz que é gigante em quase mil linhas você pode fazer uns eu só classificando as suas receitas e as despesas só tomar cuidado para não colocar muitas contas necessárias porque senão você vai vai vai deixar aquilo muito pulverizado você vai ter muita variação nas contas não é você quer trabalhar com grupos.

    Maiores para depois se afunilando a nossa planilha de fluxo de caixa já vem com o plano de contas pré configurados e só precisa preencher as contas que você quer usar e depois fazer os lançamentos então quem site nós podemos chegar e classificações do fluxo de caixa qual conta especificamente tratando variações importantes você não está percebendo pra você fazer um diagnóstico rápido e preciso das mudanças necessárias não ficar esperando isso é legal porque se você preencher o seu.

    Contas a receber seu contas a pagar no seu fluxo de caixa já tem uma visão de futuro então você pode mudar aquilo que aconteceu e descobrir quais são os centros corpo custos mais rentáveis da empresa a receita com os serviços ao grupo é o grupo é ter um salão de cabeleireiro por exemplo é o meu grupo a manicure o meu grupo cabeleireiro de fato e aí você investir mais naquele centro.

    De custo que está trazendo mais dinheiro o aprendizado número 1 um bom controle de caixa vai muito além de terminar o mesmo verde se deve compreender as razões resultado e para onde ele está indo isso é muito importante também tem muita gente que é terminar o mês no verdea legal quando verde passa próximo vai ficando verde novata bom passa próximo fica no vermelho aí para analisar qual o problema disso é eu por.

    Exemplo quando eu ganho um jogo eu quero ganhar ele de novo eu quero ganhar os outros jogos então você tem que estudar uma

    Estratégia quando eu ganhei também porque eu fiquei no verde é importante responder essa pergunta não só como um todo vermelho para analisar para paralisar o mesmo verde também às vezes você pode descobrir que você só ficou no verde porque você atrasou contas a pagar o que você antecipar recebíveis se você não compreender as razões daquele resultado você não vai conseguir repetir o problema que pode levar as.

    Empresas entrarem no vermelho é a lucratividade baixa e aí eu tô falando de operação não tem mais a ver com o dinheiro que está entrando efetivamente no caixa e saindo mas sim se você está produzindo o seu produto ou serviço é gastando pouco em custos diretos se a margem de sobra tacos está dando para pagar as despesas é outra coisa que você tem que monitorar porque por mais que você vê no seu produto em 12 vezes sem juros isso afeta o seu caixa a competência diferente vai falar mais de precificação.

    E se você tá fazendo uma gestão boa de custos então em suma a lucratividade ela é nada mais é do que a sua proporção de gastos sobre a receita quanto sobra da receita é que você consegue fazer de lucro ou seja pagar depois de pagar todas as suas contas mesmo diretas ou indiretas quanto é que sobra pra você tirar o seu lucro não então pra fazer mais caixa para a empresa anunciar lucro atividades.

    E negócios e quando você analisa isso você não analisa a caixa analisa de fato quando as transações estão correndo ou seja vender um produto em 12 vezes sem juros ou senna vista qual o valor que você cobrou por ele qual é o custo das matérias primas que você usou pra fazer aquele produto lucrativo o preço cobrado tá bom então uma empresa lucrativa se não eu vou ter prejuízo em algum momento.

    Mesmo fazendo é melhor gestão de caixa do mundo então as causas muito comuns para você ter uma lucratividade baixa primeiro custos muito elevados e aí a gente vai ver e isso não é que às vezes a gente dá muita atenção aos custos indiretos mas os diretos podem fazer muita diferença também o outro motivo é a precificação mal feita então falando o primeiro de custos elevados primeiro que são custos directos na custos diretos são os custos que incidem sobre cada unidade vendida do produto.

    Para vender uma camisa mais eu preciso comprar mais 15 reais tecido ea cada venda que eu faço bater 3% de conexão direta em cima daquela venda 12 por cento de impostos e dez reais e outros gastos então meu custo direto daquele produto é quarenta reais diretos cada unidade de camisa que eu vendo eu tenho quarenta reais de custos é diferente um salário por exemplo que.

    Para vender uma camisa mais eu não preciso contratar outro funcionário e vender 200 camisa mais talvez eu tenho que procurar alguém mais uma unidade não eu não vou pagar mais um salário por causa disso então vamos ver aqui um exemplo de como o custo variável pode afetar a lucratividade nesse exemplo eu tenho um custo variável um custo directo de r$20 e eu estou conseguindo nem um produto de 128 por.

    Cento e vinte reais e tem uma margem bem alta se o custo fixo é de 100 mil reais ea projeção de venda é de 10 mil unidades multiplique eu encontro um lucro de 900 mil que é 75% da minha receita de um milhão 200 seu dobrar o meu custo variável passar a ter 40 e haja custo variável digamos que o fornecedor ps principal de custos directos aumentou o preço então.

    Tenho 40 é de custo variável agora ele vai incidir nas minhas dez mil unidades vendidas então meu lucro passa a ser de 700 mil que o custo variável total vai passar para 500.000 eu tenho uma lucratividade de 58% no meu último exemplo eu volto custo variável para 20 reais o meu custo fixo aqui é dobrado então ele passa para 200 mil reais eu vou ter um lucro de 800.000 uma lucratividade de 66%.

    Então num exemplo 2 onde eu dobrei o custo variável eu tenho uma lucratividade menor do que quando eu dobrei o custo fixo que significa isso às vezes a gente fica preocupado com aumento de 100 reais no aluguel que a gente paga quando a gente deveria ter muito mais preocupado com os 10 centavos que um fornecedor de um custo directo aumentou naquele preço da matéria prima que subiu então principalmente negócios que têm um volume alto e nunca atividade geralmente baixa que tem que fazer o.

    Ganho no volume mesmo vendendo mais unidades têm que tomar muito cuidado com custo variável pode fazer muita diferença outro problema que pode levar as empresas a terem uma lucratividade baixa é uma precificação mal feita ou seja uma formação de preço de produtos ou serviços a gente sabe que o preço ele tem que se adequar ao mercado mas de nada adianta se adequar o mercado não pagar as contas dentro de casa e para entender o.

    Conceito de precificação a gente tem que entender também dois conceitos diferentes margem de contribuição e outra de ponto de equilíbrio o que é a margem de contribuição do produto ele tem um preço de venda por unidade do produto como a gente já viu tem custos diretos por unidade nesse exemplo a camisa eu tenho preço de venda de 140 reais e eu tenho custos diretos por unidade de 40 reais com animais de.

    Contribuição é o que sobra do meu preço de venda depois de pagar os custos directos da que daquela unidade para pagar os custos fixos da empresa ou seja os custos indiretos não é simplesmente o subtraiu 140 reais por 40 e acho sim a imagem de contribuição ou seja sobre os cada camisa que eu vender eu pago 40 reais de custo direto em minhas obras em reais e margem de contribuição para pagar os custos os outros cursos da empresa e aí.

    Que entra o ponto de equilíbrio é o que é o ponto de equilíbrio é o quantas unidades eu preciso vender para pagar esses custos fixos nesse exemplo aqui da camisa digamos que essa empresa ela tenha vinte mil reais de custos indiretos quando eu preciso vender para chegar ao ponto de equilíbrio ou seja ficar no 0 a 0 nem começar a partir do ponto de equilíbrio a partir dele cada venda que.

    Eu fizer vai começar a me gera lucro até ele não tem lucro chegou no 0 a 0 então a receita dessa camisa no ponto de equilíbrio vai ser de 28 mil que vai significar 200 unidades vendidas ao preço de 200 unidades para ficar no 0 a 0 por que ser multiplicado 200 por 40 reais recursos diretos da que o custo gerado de cada unidade vendida eu vou ter oito mil reais pagando a linha tirando isso da minha receita de de 28.000 eu acho exatamente os 20 mil.

    Que eu terei de custos indiretos então ficou no 0 a 0 e é muito importante também atualizar como falei o custo do fornecedor se ele fez um reajuste de preço o seu ponto de equilíbrio já mudou então alguns insights que a gente pode tirar da margem de contribuição do ponto de equilíbrio o primeiro cuidado com os custos diretos principalmente para quem tem volume alto como eu falei segundo entrada de novos concorrentes pode fazer o seu preço que era competitivo não ser mais por isso esteja sempre atento ao seu.

    Mercado é porque não adianta nada você achei meu ponto de equilíbrio é 200 unidades vendidas mas esse meu ponto aqui eu consigo vender eu só consigo vender 200 aí abri um concorrente na sua frente tira metade das suas vendas e aí seu ponto de equilíbrio já ficou inviável ficou impossível você precisa pensar novas estratégias e aí o terceiro ponto até tem certeza que é viável atender a quantidade de produtos serviços indicados pelo ponto de.

    Equilíbrio se não for revista custos estratégias têm que manter a empresa enxuta e pensar em novas estratégias outros canais de venda será que eu posso vender pela internet possa montar um delivery ou então se eu comprar mais como fornecedor eu consigo diminuir o preço dele não está comprando um volume eu consigo me me juntar com outras empresas perto de mim que não necessariamente é concorreram comigo para fazer um pedido.

    Conjunto no fornecedor e assim reduzir ainda mais a bola o preço dele enfim são coisas que você tem que pensar para manter sua empresa com a lucratividade alta então aprendizado dois sempre revise seus custos e mantém uma empresa enxuta a qualquer custo essa é a chave para uma boa lucratividade outro problema que pode levar a entrar no vermelho é a inexistência de controle e disciplina financeira o que eu ensinei até agora.

    São métodos que podem ser controlados a partir de ferramentas você não tem disciplina financeira de nada vai adiantar ter as ferramentas certas né então duas causas muito comuns para a falta de controle é um orçamento mau elaborado e outras estruturas de decisões falando no primeiro a mente do orçamento lamento é um exercício de você tentar prever o seu futuro e aí não só pensam nas contas a receber.

    E contas a pagar como eu já falei que são compromissos já formados o orçamento é você tentar enxergar o resultado que você vai ter no futuro aí você vai me perguntar qual é o período para fazer um orçamento a maioria das empresas faz para um ano mas se você começar fazendo o próximo mês já ajuda muito e orçamento ele tem que ser revisado o tempo inteiro o que eu falei até agora é de controle de caixa de fluxo de caixa você tem que fluxo de caixa você tem que fazer ele.

    Independe um pouco de disciplina porque você tem que pagar as contas do dia a dia o orçamento ele já te força você não vai fazer se você não tiver disciplina você não se forçar a fazer porque ele é um exercício mais refinado então muitos gestores ele eles ficam à vontade de começar fazendo o fluxo de caixa mas eles não se sentem à vontade de começar a fazer um orçamento não não tem problema o orçamento não é algo para você começar a fazer hoje ou amanhã se você começar a fazer daqui a três meses quando você tiver mais seguro com.

    Seu fluxo de caixa já vai ajudar o processo de aprendizado não é algo que você começa a fazer hoje também já dá tudo certo como um processo que você não conhece ainda é a primeira vez que você for fazer você vai errar essa é uma certeza mas com o tempo você vai ter um conhecimento cada vez melhor o seu futuro e vai começar a acertar cada vez mais e isso é muito bom porque você vai ter o controle da sua empresa.

    Inteira eu conheço três formas de fazer orçamentos o primeiro é a base histórica que leva em consideração os resultados anteriores então você abre o fluxo de caixa 2015 e tenta projetar as mesmas contas para o ano de 2016 o orçamento base zero você definir uma meta leva em consideração a atividade que devem ser feitas para atingir aquela meta e coloca valores nelas e um orçamento colaborativo que a divisão é feita pelas próprias áreas da.

    Empresa em conjunto respeitando o teto um limite para a empresa também não ficar não tem lucratividade baixo é eu diria que a melhor forma de fazer o orçamento é uma combinação das três formas você tem que olhar para o passado tem que definir uma meta a partir do passado e você tem que estimular a participação colaborativa no orçamento porque todas as contas do seu orçamento elas precisam.

    De um responsável e ele nem sempre vai ser você e é muito mais fácil você motivar o responsável a cumprir o orçamento quando ele participa da elaboração do mesmo se eu faço eu falo pra pro meu né gerente de marketing a o seu orçamento é x para o edital cumpre se vira um chefe malvado chato que nem ponho as coisas se eu falar cara a gente precisa fazer um resultado xii quanto você enquanto você precisa né.

    Para investir no marketing e ele participar daquilo que ele falhe o número muito alto você explique para ele por que você não possa não possa investir aquele valor até você chegar a um denominador comum ele vai estar muito mais engajado a meta de orçamento onde o orçamento passa a ser não passa a ser sua sua não passe de uma meta de equipe e isso é muito bom então o melhor tipo de orçamento é uma combinação desses 3 ea partir do momento.

    Que o ano começou você sempre tem que comparar o que o que foi orçado com aquilo que está sendo realizado e revisando os próximos meses sempre no site que a gente pode tirar do orçamento o orçamento é um processo de aprendizado como falei no começo é mais difícil de fazer com o tempo você vai ganhando cada vez mais conhecimento e ele vai ficando mais fácil e mais certo garanto o envolvimento da equipe responsável no processo e acompanha.

    Sempre resultado mesmo mês para fazer ajuste futuro sempre que necessário não ia acumulando prejuízo outra questão muito importante principalmente para a pequena empresa é a estrutura de decisões a gente sabe que o pequeno empresário brasileiro e costuma acumular vários cargos na empresa ele que vende ele controlo financeiro ele contrata e demite ele às vezes faz os pagamentos dos funcionários ele é responsável por pôr tudo é praticamente pela qualidade da produção.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão. Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Para download, consulte o canal do autor:https://www.youtube.com/watch?v=H0pga9EfsPI

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem