novo só a primeira parte venha o teu reino hoje eu quero conversar um poucocom vocês sobre o reino de Deus Oi e já vou definir o reino de Deus naspalavras de Donald Cruel que escreveu na minha opinião dos melhores livros Adestas últimas décadas o reino de ponta-cabeça e eu diria para você que o reino de DeusEsse é um reino de ponta-cabeça e o reino de Deus está em oposição aos
valores dos reinos do mundo é aquilo que os reinos do mundo aplaudeme rejeito é aquele que os reinos do mundo rejeitamo reino de Deus a prova é por isso que ele chamar de ponta cabeçaé mas vamos entender o que é Reino é amelhor maneira de você definir algo e você definir o que não é primeiro que não é o Reino de Deus
e vem de Deus não é a igreja não é igreja essa foi o confusão que existiu ana história da igreja de Agostinho até a reforma as pessoas confunde uma igreja com o reino na igreja é uma agência doreino a igreja não é o reino o segundo a igreja não é nenhumadenominação nem a somatória das denominações religiosas não é e não é não é homem de Deus juntar todasas igrejas e todas as denominações é o reino eu não é o reino o terceiro
e o reino não é nenhum sistema político o meu reino não é deste mundo Jesus aPilatos e nem a geográfica não tá aqui nem ali nem acolá não tá no Brasil EstadosUnidos Canadá China não Reino de Deus não é geográfico e nem como sistema políticoo quarto o reino de Deus não é regido por leis humanas não a Constituição doReino de Deus que os homens seguem Meu Reino não é deste mundo
o quinto o reino de Deus não é o chamado reino milenar que algumas pessoasacreditam de um Milênio na terra também não é isso bom então vamos lá vamos ao fato fazeroutra colocação Então o que é que o reino de Deus O primeiro é o Reino de Deus ou domíniode Deus nos corações Esse é o governo de Cristo no coração dohomem onde alguém se rende ao Rei Aí entrou o reino
e o reino de Deus o está fora de nós o reino de Deus está dentro de nóse onde a submissão ao Rei aí chegou o o reinoe se você perceber a luz de Mateus 4 23 Esse foi o tema central da pregação deJesus Cristo conferir comigo Mateus 4 23 percorria Jesus toda a Galileiaensinando nas sinagogas pregando o evangelho do reino o evangelho Rei
deixou o tema da pregação dele mas e para fechar a questão da definiçãotalvez ninguém melhor do que Augusto strong que escreveu uma das melhoresobras de teologia sistemática da história Graças a Deus já está em português editado pela editora hagnos eele divide o reino em três partes primeiro com respeita a universo é oReino de Poder com respeito a igreja militante é o reino da Graça o respeito
a igreja Triunfante é o reino da Glória desse reino pode ter três aspectos parao mundo é o rei de poder para a igreja aqui é o reino da graça para igreja delá do céu é o reino da Glória pois velho agora eu vou começar a argumentação paramostrar para você porque que este Reino é chamado de um reino de ponta-cabeçae vamos começar a partir da pregação de do cântico de Maria
se você já leu o magnificat o cântico de MariaA Maria Era uma espécie de adolescente na época Ainda muito jovemOi e o cântico de Maria a em registradoem Lucas Capítulo 15 e uma 53 sobretudo é uma obra revolucionáriaé só mesmo Espírito de Deus podia inspirar a Maria a dizer o que disse
porque o que ela disse quando ela disse como ela disse é algo revolucionáriosenão vejamos é uma revolução geral porque tá escrito houver 51 que Deusdispersou os que alimentavam pensamentos soberbosOi tá falando contexto império romano um dos césares que se sentirãoverdadeiros Deuses é uma jovem da pobre cidade de Nazaré
vai dizer que Deus é aquele que dispersa os que têm que alimentam pensamentossoberbos a Deus não tá nem aí com soberbos Deusnão se curva agenda dos soberbos segundo revolução política versus 52 de Lucas umMaria diz que Deus derruba os seus Tronos quem os poderosose esse uma revolução política e isso é o céus conspirando contra a
terra quem é Maria eu reconhecer que quem manda não é até ele mandou o céu
e é Deus que levanta jeito que a bate o gente que coloca Reis dos Tronos Tronose tira os reis dos Tronos o terceiro mas revolução social Olha oversículo 52 ele exaltou os humildesOlá meus irmãos isso para é pela revolução eu quero os resultados da época os
poderosos os ricos e aqueles que tinham as regras o podernas mãos É mas o reino de Deus vira mesa o reinode Deus inverte os papéis o reino de Deus exalta os humildesé mas em quarto lugar o magnificat traz uma revolução Econômica porque no verso53 diz que Deus encheu de bens Os Famintos e despediu vazios os ricos não
é a revolução isso e aqueles que têm pega o que tem o quenão tem recebe o que não tem e é isso O Reino de Deus ele vira mesa éum grande quanto a cabeça mas vamos olhar agora o rei deposto a cabeça na pregação de João Batista você podeconferir sem Lucas 346 esse reino trás quatro surpresas quatro abalos e quatromudanças radicais o primeiro João Batista Diz que os
vários vão ser enterrados o segundo o João Batista Diz que os mortos vão sernivelados o terceiro Seu Batista disse que oscaminhos tortos vão ser endireitados quarto João Batista Diz que os caminhosescabrosos vão ser aplainados eu pergunto a vocês você acha João Batistafalando estrada o e topografia a engenharia de trânsito é disso que tá
tratando O que é resposta óbvia é claro que nãoe o que representa vales aterradosO que é um vale e é uma depressão há entre duas montanhase aqueles que vivem curtindo a dor do desprezo da autoestima achatadao sítio um zero a esquerda menos o que nada e esses vasos não sei o quê aterrados
e as pessoas vão ser valorizadas e o que são Montes o molde pensa que éuns é um terreno que se inclina assim abelzinho pina para o céuo retrato de que soberba e altivezorgulho e o que que acontece o trator de Deus passa nessa montanhae o reino de Deus Bota abaixo o que se exalta
e o que que significa caminho torto a vida duplaa hipocrisia e o rei de Deus faz o que a linha issoé reto e o que que é que a minha escabroso apalavra escabroso aí Traz a ideia de fora do lugar o que é que tá fora dolugar na sua vida quem tá fora do lugar na cidade O que é que tá fora do lugar no governo que tá fora do lugar na
economia o que tá fora do lugar no comércio O que é que tá fora do lugar na realidade espiritual pois o reino deDeus veio para botar tudo para fora do lugar no lugar zero macho que a pregaçãode João Batista uma revolução e esse é o Reino de DeusE aí e se você perceber no ministério deJesus Cristo lá em Lucas 17 20 21 Jesus afirma que o reino de Deus está onde
está dentro de vós e eu no momento em que você foiconvertido transformado regenerado nesse momento a você passou a ser governadopor uma outra força para uma outra lei para um outro governo para um outro senhorio nesse momento você se tornasuch tudo Este Reino você foi tirado do reino das trevas e transportados para o reino da Luz você está debaixo de umnovo comando já viu nas placas aí do Comércio sobre Nova
a direção depois que aconteceu com você pois que aconteceu comigo
E no momento em que você foi convertido Deus bota uma placa lá e você Sob NovaDireção E você tá debaixo do governo de Cristo quem é o dono da sua vida é Cristo Que oSenhor da sua vida Cris quem manda na sua vida é Cristo o Governo está sob o seu governo de Cristo você está dentrodo reino e o reino está dentro de você em baixo vamo sem olhar agora com mais
cautela as inversões em eu digo pra vocês que o reino de Deus ou Reino de ponta cabeça porque olha aí que coisainteressante os sujeitos bonzinhos aparecem como os maus sujeitos Pensecomigo na parábola chamada do bom samaritano quem os bons sujeitos na Parabéns Samaritano sacerdote eo Levitagente boa gente religiosa gente de respeito na sociedadea gente lida com as coisas de Deus Oi e o Samaritano falou qual era a
reputação do samaritano para os Judeus péssima péssimae O Judeu não comia pão com Samaritano eu tô bebendo essa água aqui se eu fosseum judeu Oi e um samaritano vs fizesse que eu tôfazendo aqui ó e eu nunca mais bebi água no copoE ai Jesus Pega aquele que não é que desprezado e transforma o mal ui o mal
falado o rejeitado do Herói da história o herói da históriaOi e aquele que era um pãozinho sacerdote eo Levita que era uma fraude da sociedade como os vilões que passamnão vem não olham não sentem não fazemo seu reino de Deus que vira mesa eu peço atenção comigo segundo lugar osque deviam receber elogios são os condenados peça pensa comigo na parábola do fariseu e do publicano quem é um
fariseu é o cara que se aplaude a si mesmo e quem é o publicano aplicando gente erapior espécie Israel e os cobradores de impostos e trabalhavam para Roma queexplorava o povo quero costela de ladrões e não podia frequentar a sinagoga que não podiam nas festas eragenta pior estirpe na concepção do judeu e o que é que os Cris faz firmezae o fariseu que se exalta e sai sem ser julgados em ser perdoado o
publicano desprezado que barato perto de Senhor tem misericórdia de mim eu sou ummiserável pecador recebe perdoar esse ajuste seu reino de Deus irmãos o reino de Deus não valoriza etiquetas oreino de Deus não valoriza status social o reino de Deus não valoriza posições eclesiásticas o reino de Deus vira mesaum rei de ponta a cabeça o terceiroe o menor é o maior nome de Deus discutiram lá que o maior quem O'Neal
aquelas importantes que é mais isso e mais aquilo que tem mais produção a Jesus foi lá no fez curso não pegou a criança botou no coloe quem não for começa a criança aqui ó tu não vai nem entrar no reinose você quer ser grande seja o menor se você quer ser Senhor seja certa todosa perceber que o reino de Deus está virando a mesa o que o reino de Deus está invertendo ospapéis e no reino de Deus está desvalorizando que os homens valorizam e valorizando
que os homens desprezamse lembra quando os discípulos estavam No cenáculo discutindo ao redor da mesa quero mais importante entre elesO que é que Jesus Cristo Face de Jesus às vezes fazia isso eu achomaravilhoso porque tem hora que uma ação vale mais que mil palavras um exemplovale mais que todos cursos a Deus um discurso os seus levanta da mesa se sente com a
toalha pega uma bacia começar a os pés dos discípulos pense Jesus lava o pé deJudas Iscariotes se eu não chegar diante Pedro Pedroescandalizados frio mas hoje é possível o senhor é o senhor é eu sou tá fazendo papel de escravo Nem nós tivemos coragemde fazer isso só vou fazer O que Jesus volta e dizer quem que vocêsme chamam de senhor o senhor e o mestre vocês até fazem bem às vezes penso mesmo
mas eu lavei os pés de vocês é só que eu tô estudando para vocêse o reino de Deus o maior O Top Chefo quanto mais você desce maior você ée não foi isso que eu a própria próprio apóstolo Paulo falou de Jesus Ele é simesmo se esvaziou ele assumiu a forma de servo ele se humilhou até à morte e
morte de Cruz pelo que também o pai o exaltou sobremaneira e lhe deu não estáacima de todo nome e quem se humilha será exaltado é assima lei Essa é a lógica do reino é mas veja ou mais desse jeito vou terque abrir suspiro idosos recebe uma opção Jesus para idosos os fariseus ele se achava os piedosos não tocava issonão tocava aquilo não fazia isso não fazia aquilo era assim aqui aqui de jeito que você olha gente que pessoa
Santa que que é isso quanto a piedade Ai Jesus o Mateus 23 diz ai de vós escribase fariseus ai de vós escribas e fariseus ai de vós os que ele faz Deus ai de vósescribas e fariseus e o reino de Deus tá virando a mesasim mas mais e as bem-aventuranças chocam-se com osvalores prevalecer-se do mundo e meus irmãos olhem as bem-aventuranças bem-aventurados os humildes de espírito
e a palavra humilde de Espírito ela não traduz de forma tão tão real a palavragrega não que a palavra grega lá é pobre ah e tem duas palavras no grego parapobre tem um pobre a que tem o básico enão tem nada de luxo bater o básico e tem o pobre mendigo que não tem nem obásico e quando Jesus fala bem-aventurados os
pobres de espírito EA palavra lá não é humilde no Grego é pobre ele não usou apalavra pobre no sentido de ter o Buzz que ele usou a palavra pobre do mendigoAh mas Jesus Voltar fala de pobreza material e ele tá falando bem-aventurado é ohomem que se aproxima de Deus tão carente como um pobre mendigo que nãotem nada que não tem justiça própria que não tem nada para reivindicar e só precisa pedir misericórdia Esse é o me
aventurado o filme traz que choram a nossa sociedade não valoriza quemchora a sociedade valoriza o Durãoe me aturado é o manso não bravopendurado Esse é o tem fome de justiça e não te explora o outroo bem-aventurado é o misericordioso E não aquele que surrupio que é do outro
Bom dia me aturado eu Pacificador e não Encrenqueiroo bem-aventurado eu limpo de coração e não Aquele que bebe todas as Taças os prazeresOi Bia aventurado é o perseguido por causa da Justiça é só percebendo que a plataforma dessereino ela está em Oposição a tudo que o mundo aplaude o seu reino de Deuse no reino de Deus os rejeitados são aceitos e os cegos os leprosos as prostitutas os
publicanos e pecadores por quê que Jesus contou a parábola da ovelha perdida dadracma perdida do Filho Pródigo o que que acontece a palavra é porque os fariseus escravos estavamhospitalizados com Jesus porque ele recebi a pecadores e come com elesE essas pessoas se sentiam muito espirituais para se sentar perto um publicano perto um pecador e ela sesentiu assim muito é religiosos para se misturar com gente tão pagã
Oi e aí Jesus contou esta parábola é que esse meu coração de Deuso coração de Deus se importa com ver que se perdeuo coração de Deus é aquele que pega o filho cheio de lama esfarrapadomiserável mente quebrado e o abraço e o beija e festeja a sua volta Este é oReino de Deus Ah mas não tem como irmãos
o que o reino de Deus ainda vence preconceitos e quebra paradigmas vejamosprimeiro o reino de Deus vence o preconceito religiosoa Jesus atende o pedido da Mulher Cananéia que Viera a gente ira Jesus conversa com a Mulher Samaritana de diae quando a cultura de Zique nem um Rabino se a da sua mulher numa estrada
podia conversar com ela Oi Juci quebra o Paradigma e conversocom a Mulher Samaritana EA conversa da de Jesus a Mulher Samaritana era tão escandaloso para cultura que quando osdiscípulos chegaram e viram esse ficaram chocados com Jesus que que é isso seráque Jesus não conhece os as etiquetas sociais do nosso tempo nãoE aí a Jesus faz uma viagem de noite para
libertar um Gadareno endemoniado não território gentílico até a região da de cá por issoeu percebo a vocês que Jesus Cristo está quebrando o preconceito religioso elevai ao encontro daquele que ninguém quer encontrar o terceiro segundo lugar Jesus vence opreconceito contra a mulher a outra mulherOlá meus irmãos naquela época a mulher não tinha o valor que tem hoje não tinha
os direitos que tem hoje ela era propriedade do pai quando solteira a propriedade do marido com casada e o queque Jesus Cristo faz Jesus é servido pela mulher a casa de Marta e Jesus étocado por uma mulher hemorrágica Jesus é ungido por uma mulher Maria de BetâniaJesus conversa com mulher lugar pouco A Samaritana Jesus é sustentadofinanceiramente em seu ministério Itinerante pelas mulheres
e se você perceber que Jesus Virando A Mesa da cultura Jesus quebrando osprotocolos e etiquetas e paradigmas de uma sociedade preconceituosa com amulher trazendo a mulher tem valor a mulher tem importância a mulher que tá pra tem até tem entrada no reinoo terceiro a Jesus vence o preconceito político e preste atenção de Jesus chama para serApóstolo Simão O zelote quem eram os velozes e
o usa lotes eram aquele grupo Israel quedefende uma luta armada é contra Roma é só para vocês terem uma ideia do ano66 porque começou a guerra Judaica que culminou na invasão e destruição deJerusalém e na dispersão dos judeus nos 70 Qual foi o pivô daquela guerraJudaica alguém se lembra e no anos 66 uma sinagoga Judaica foi
profanada em cesareia marítima e os zelotes que defende o pegar em armascontra Roma se rebelaram contra Roma não fizeram a leitura corretae eles não tinham condições de Resistir Roma eu pedi para a pessoa esmagadosem Roma e Jerusalém foi destruída os judeus foram dispersos do anos 70 até 14de Maio de 1948 É mas o pouco que eu tô querendo
levantar aqui o seguinte pois Jesus chama um cara dessa aula política paraser o que Apóstolo a e Agora pensa comigo se nós fossemoshoje é carimbar esse cara nós chamaríamos de extrema-esquerdaAh mas Jesus chama também para ser Apóstolo Mateus o colaborador de Roma cobrador deimpostos o cara da aduaneira de Cafarnaum fosse politicamente falando a
definir os Mateus de extrema-direita e o que Jesus está fazendo irmãos remostrando para nós que o reino de Deus não passa pelo viés políticoe é por isso que na igreja de Deus não discutir por isso que é partidário irmãos e nós discutir os princípios mas nãopolítica partidária tô aqui na igreja tem tem lugar para quem vem de onde viere na igreja Deus quando a pessoa vem ela larga o seu partido ideológico seja de
esquerda C direita para se submeter a um outro comando o comando do Senhor JesusCristo que agora é o rei Deste Reino e está debaixo de novo comando NovaDireção bom e se submete ao reino de Deuse presta atenção ainda a Jesus por exemplo confronto Herodeschamou Eraldo de raposa Olha isso
se você chamar um rei da estirpe do Herói de raposa É tem que tá preparado eo cara era ruim ela vai dar matar e era filho de Herodes o grande quematou gente a rodoé o cara que mandou matar João Batista Jesus você é uma raposa E aío reino de Deus não se acovarda diante da covardia dos homens
a Jesus por exemplo relativismo o poder absoluto e Sesi você parou para pensarnisso com Jesus dai A César o que é de Cesar EA Deus o que é de Deus o que você está fazendo aí relativizando o poder deRoma e Roma Se achava dona de tudo E ai Jesus não Roma donde que tudo é nãoDai A César o que é de César mas também dai a Deus o que é de Deus crente paga="